Cotidiano

RR é o estado com maior número de focos de incêndio do país

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Município de Caracaraí contabilizou 501 focos de incêndio no período

De acordo com informação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), desde o início do ano foram registrados cerca de 216 mil focos de incêndios em áreas florestais e de lavoura em todo o país. Dentre estes dados, Roraima surge como o estado com o maior número de focos de incêndio neste período.

Segundo o Inpe, Roraima está entre os três estados com o maior número de queimadas seguido de Mato Grosso e Tocantins. Juntos, eles somam cerca de 55% dos focos de incêndio registrados em todo o Brasil neste período.

Conforme os dados do portal do Programa de Queimadas do Inpe relacionados ao período de 2018, o Município de Caracaraí foi a localidade que apresentou o maior índice de focos de incêndio, com o registro de 501 deles este ano. Em seguida, aparece Rorainópolis, outro município de Roraima, com 229 focos de incêndio.

Em terceiro lugar aparece Tangará da Serra, no Mato Grosso, com 217 focos, e Nova Uibiratã, também em Mato Grosso, com 197 focos. Roraima aparece novamente no índice, com o Município de Cantá com 192 focos registrados. O levantamento do Inpe também revela que o número de focos de incêndio registrados entre janeiro e junho deste ano no país já é 52% maior do que o registrado no mesmo período de 2017.

MOTIVOS – Uma das causas do aumento no número de queimadas em áreas florestais e de lavoura pode ser o maior tempo de estiagem em 2018, aponta o Instituto. Porém, o órgão alerta que bombeiros e especialistas também chamam a atenção para o desmatamento e para a degradação ambiental como fatores responsáveis pela ampliação dos focos de incêndio. Por conta disto, para tirar Roraima do topo de lista dos focos de incêndio, o Corpo de Bombeiros informou que realiza uma campanha permanente de combate às queimadas.

Rodrigo Maciel, coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil de Roraima, afirmou que o estado agora passa por um período de chuvas, mas as consequências das queimadas ainda podem ser percebidas, especialmente nas áreas florestais. “Depois que você perde a vegetação florestal pela ação do fogo, demora alguns anos para ela se recuperar. A gente vê isso em algumas serras aqui próximo, que tem a vegetação de floresta densa e, por conta do fogo, parte dela que foi queimada destoa visualmente da parte que está conservada”, afirmou.