Polícia

Quatro suspeitos de executar e decapitar adolescente são presos

Um dos suspeitos revelou que o rapaz foi levado a uma espécie de “tribunal” da organização criminosa, onde ele foi “julgado” e condenado à morte

Quatro envolvidos na execução do adolescente Layanderson de Souza Santos, de 17 anos, foram presos na manhã de ontem, dia 5, no Município de Mucajaí, região Centro-Oeste do Estado. O crime ocorreu no dia 20 de março e o corpo da vítima só foi encontrado uma semana após o seu desaparecimento. Os indivíduos que participaram do crime, segundo a Polícia Civil, são dois maiores e dois menores.

Participaram das ações que resultaram no cumprimento das prisões e apreensões, a equipe da Delegacia do Município de Mucajaí, apoiada pelo Grupo de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Graco) e pelo Grupo de Resposta Tática (GRT), todos da Polícia Civil de Roraima.

Os restos mortais da vítima foram encontrados em uma mata localizada dentro da sede do município, nas proximidades de um balneário, inclusive a família fez o reconhecimento por conta das vestes, considerando o avançado estado de decomposição. O crime chamou atenção pelos requintes de crueldade com os quais o jovem foi executado, seguindo padrões típicos de organizações criminosas.

Um dos elementos confessou o crime e explicou detalhadamente como o bando agiu para matar Layanderson. J.C.S.S., de 19 anos, descreveu o caso ao delegado titular da Delegacia de Mucajaí, Paulo Henrique Tomaz Moreira. Segundo J.C.S.S., Layanderson era membro de uma organização criminosa rival e teria feito um levantamento dos membros do grupo criminoso adversário, com a finalidade de matá-los para, posteriormente, dominar a área. Na lista de membros, um já teria sido assassinado em dezembro do ano passado e, justamente por isso, a vítima estaria marcada para morrer.

Depois de capturarem Layanderson, 11 membros do grupo levaram o rapaz a uma espécie de “tribunal” da organização criminosa, onde ele foi “julgado” e condenado à morte. A execução e a decapitação de Layanderson aconteceram próximo a uma área conhecida como pedrinha. Depois que o crime foi descoberto e o corpo localizado, a Polícia Civil seguiu com as investigações que resultaram na prisão de J.C.S.S., e de R.M.S., de 20 anos, e na apreensão de dois adolescentes. (J.B)