Política

Quatro deputados estaduais confirmam troca de partido

Prazo terminou às 23h59 de sexta-feira e, até o fechamento da matéria, as negociações partidárias continuavam

Com a janela partidária aberta o final da noite de ontem, 6, a movimentação de filiações esquentou os bastidores da política e desenhou caminhos para o pleito de 2018. A Folha apurou quais dos atuais 24 deputados devem mudar de partido. O número é parcial, já que a janela partidária terminava às 23h59, após o fechamento da matéria.Além disso, a comunicação é feita à Justiça Eleitoral e não há prazo para que sejam enviadas à Assembleia Legislativa.

Quando for comunicar a mudança de legenda à Assembleia, o deputado envia um ofício endereçado ao presidente da Casa, deputado Jalser Renier (SD), comunicando a alteração, anexando ao documento o comunicado feito à Justiça Eleitoral, com o protocolo do pedido.

Dezessete deputados permanecem em seus partidos: Aurelina Medeiros (Podemos); Brito Bezerra (PP); Coronel Chagas (PRTB); Dhiego Coelho (PSL); Evangelista Siqueira (PT); Chico Mozart (PRP); Gabriel Picanço (PRB); George Melo (PSDC); Jalser Renier (SD); Jorge Everton (MDB); Lenir Rodrigues (PPS); Marcelo Cabral (MDB); Mecias de Jesus (PRB); Odilon (PEN); Oleno Matos (PC do B); Soldado Sampaio (PC do B); e Valdenir Ferreira (PV).

Ângela Águida Portella saiu do PSC e foi para o PP; Jânio Xingu saiu do PSL e se filiou ao PSB; Masamy Eda deixou o MDB e migrou para o PSD; Joaquim Ruiz saiu do Podemos e foi para o PDT. Os deputados Izaias Maia (Sem Partido) e Zé Galeto (PRP) também estariam negociando filiação em outros partidos, mas a mudança não foi confirmada até o fechamento da matéria.

O deputado Masamy Eda, que estava há 15 anos no MDB, confirmou a desfiliação. “Fui para o PSD, pois minha contribuição para o partido foi dada e assim estou abrindo oportunidade a novos integrantes”, disse.

Joaquim Ruiz, que saiu do Podemos para o PDT, explicou que o perfil de quem preside o partido no Estado tem a ver com sua história. “A senadora Ângela Portela tem um histórico político limpo, sem mácula e tem mais a ver com minha história política. Permaneço na base governista”, garantiu.
A Folha procurou a assessoria do deputado Naldo da Loteria (PSB) para saber se ele trocaria ou não de partido, mas não obteve resposta.

BANCADAS – Além das questões eleitorais, as mudanças alteram o tamanho das bancadas com representação na Assembleia, provocando efeitos já nos trabalhos da Casa. Nas discussões e votações, o tamanho da bancada é o critério, por exemplo, para o tempo de discurso dos líderes, para a apresentação de destaques e de requerimentos de urgência.

Nas comissões, o tamanho das bancadas é critério para a composição dos colegiados. Por isso, a expectativa é de que, depois de terminada a janela, seja aprovada uma resolução reorganizando o espaço dos partidos nas comissões de acordo com o número de deputados que cada um tem na Casa.
MUDANÇA – A janela partidária é um período de 30 dias, previsto em lei, em que deputados federais e estaduais podem mudar de partido sem a possibilidade de perder o mandato por infidelidade partidária. Além disso, até seis meses antes das eleições, os candidatos aos cargos em disputa nas urnas precisam estar filiados ao partido pelo qual vão concorrer aos cargos.

DEPUTADOS PARTIDO AO QUAL ERA FILIADO PARTIDO EM QUE SE FILIOU

Ângela Portella PSC PP
Izaias Maia Sem partido Não confirmado
Jânio Xingu PSL PSB
Masamy Eda MDB PSD
Zé Galeto PRP Não confirmado
Joaquim Ruiz PODEMOS PDT