Cotidiano

Quase 2 mil veículos foram emplacados até março

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) realizou um levantamento sobre o número de emplacamentos de todos os automóveis, caminhões, ônibus, motocicletas e outros veículos no país. Segundo o cálculo, houve uma alta de 16,3% no primeiro bimestre do ano, ante igual período do ano passado, somando 499.145 unidades emplacadas. Em Roraima, no primeiro trimestre deste ano, foram emplacados 1.910 veículos no Estado.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR), como se passaram somente os três primeiros meses do ano, ainda não há como mensurar se o número de emplacamentos vai superar os últimos anos na somatória finalizada em dezembro. A expectativa, até agora, é que o índice encerre na mesma faixa dos dois anos anteriores, por volta dos 7 mil, considerando que em 2016 7.869 veículos foram emplacados e, em 2017, o total foi de 7.667 emplacamentos.

FROTA DE VEÍCULOS – Já com relação à frota de veículos no Estado, pode se observar um aumento na circulação de carros e motos pela cidade, segundo dados repassados pelo Detran Roraima e conforme levantamento feito em matérias produzidas pela Folha, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran).

Segundo o Detran-RR, atualmente, a frota de veículos no Estado consiste em 211.401 unidades, entre automóveis, caminhões, caminhonetes, caminhonetas, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, ônibus e outros. No ano anterior, a contagem girava em torno de 209 mil carros e motos.

Em 2016, segundo o IBGE, foram contabilizados 201.081 veículos. No ano de 2015, somaram-se 189 mil veículos e, em 2014, a frota girava em torno de 179 mil unidades veiculares.

RECOMENDAÇÃO – Segundo Janilde Gomes, responsável pelo setor do Registro Nacional de Veículo (Renavam) do Detran Roraima, é possível observar em Boa Vista, que concentra a maior parte dos veículos, um crescimento notório do número de veículos.

Para Janilde, em Roraima já são registradas algumas situações que antes não eram comuns, como congestionamentos nos horários de maior circulação de veículos: pela manhã nas saídas para o trabalho, ao meio-dia no horário do almoço e saída das crianças da escola e às 18h, período de saída do serviço. “O trânsito em Boa Vista está visivelmente crescendo nos últimos anos. Em alguns pontos, temos horário de pico, que faz com que o trânsito fique um pouco mais vagaroso”, comentou.

A responsável pelo Renavam ressalta que, para se ter um trânsito menos violento, é preciso que todos os motoristas respeitem a sinalização e as leis de trânsito. “O condutor precisa ter consciência que ele faz parte do trânsito, e como parte, é dele também a responsabilidade por um trânsito mais seguro. Na verdade, é de todos nós, seja pedestre, ciclista, motociclistas e motoristas”, pontuou. (P.C)