Cotidiano

Quarta etapa de interiorização de venezuelanos é iniciada

Mais de 160 venezuelanos foram transferidos de Roraima para outros estados esta manhã e a previsão é que uma nova etapa da operação ocorra ainda na segunda quinzena de julho

O Exército Brasileiro, por meio da Força-Tarefa Logística Humanitária, realizou na manhã desta terça-feira, dia 3, a quarta fase do processo de interiorização de venezuelanos. O Boeing 767 partiu do Aeroporto Internacional de Boa Vista por volta das 8h30, levando 164 imigrantes, além de militares de outros estados que haviam sido designados para dar suporte às ações em Roraima.


O processo de execução desta fase começou bem cedo, por volta das 5 horas. Ao todo, segundo o assessor de imprensa da Força-Tarefa, tenente coronel Andrade Pontes, foram contemplados pela ação 29 imigrantes do abrigo do bairro Nova Canaã; 79 do abrigo do Jardim Floresta; 32 do abrigo da Igreja da Conslotada, no bairro São Vicente; um do Ginásio Tancredo Neves e 23 assistidos pela ONG Cáritas Brasil, uma entidade que atua em parceria com o Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados).


“O processo se inicia com a chegada do venezuelano ao Brasil, por meio da fronteira com Pacaraima. Por lá, esse imigrante é registrado e encaminhado para Boa Vista, onde passa a ser acolhido em um dos abrigos. A seleção dos voluntários para a interiorização é feita pela Acnur, que auxilia nas questões que envolvem documentação e vacinação. Somente após isso é que há deslocamento para outros estados do País”, explicou.


Para essa fase, segundo Pontes, os imigrantes serão deslocados para os estados da Paraíba, Pernambuco e Rio de Janeiro. Ele informou que desde a primeira fase até agora, já foram realizados cerca de 580 encaminhamentos de venezuelanos.


“Para que esse processo ocorra, é necessário, primeiramente, o acolhimento nos abrigos. Esses imigrantes acolhidos permaneceram durante um período nesses locais para que sejam adotadas as medidas necessárias de cadastramento, documentação, cuidados médicos. Finalizada essa etapa, esse pessoal é centralizado na sede da 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl) e depois transportado para o aeroporto de Boa Vista. Basicamente todo o efetivo da Força-Tarefa é envolvido nessa atividade”, detalhou.


O tenente coronel aproveitou para reforçar que o processo de interiorização de venezuelanos em Roraima ocorre de forma continua e que as vagas abertas nos abrigos deverão ser preenchidas pelos imigrantes já cadastrados pela Acnur. A previsão é que novas transferências de imigrantes ocorram na segunda quinzena deste mês.


“Pela organização do Comitê de Assistência Emergencial, existe um subcomitê que é responsável única e exclusivamente pela interiorização, devido à envergadura dessa fase da operação. Então, esse processo é responsabilidade desse comitê, conduzido pela Casa Civil da Presidência da República, que envolve uma grande parte da tarefa da Força Aérea, que é o esforço modal de transporte”, complementou.