Geral

Pugilistas da ARB participam de intercâmbio com venezuelanos

Pugilistas da Associação Roraimense de Boxe (ARB) estão em treinamento intensivo visando às competições de boxe deste primeiro semestre. Os trabalhos estão sendo realizados no Ginásio de Boxe Allan Costa e a novidade para este início de temporada foi a presença de uma equipe de boxeadores da Venezuela. 

Segundo informou o treinador de boxe e responsável pela equipe da ARB, Bráulio Gomes da Costa, estão participando do intercâmbio o presidente da Associação de Boxe do Estado de Bolívar (Assobox), entidade filiada à Federação Venezuelana de Boxe (Fevebox), treinador Yohan Leon Martinez, o boxeador Keiber Osnel Zapata ex-integrante da Seleção Olímpica de Boxe do seu país e membro do Caíques de Venezuela, equipe que participa das World Séries Boxing (WSB) uma liga de boxe semi-profissional chancelada pela Associação Internacional de Boxe Amador (AIBA) entidade esta que rege o boxe amador no mundo, além da boxeadora profissional Norleidys Graterol, que estreou em 2017 no boxe profissional e já ostenta três vitórias todas por nocaute técnico no primeiro round.

“A pugilista Norleidys Graterol esta participando de treinamentos em conjunto como as nossas boxeadoras Mila Franco e Suzany Sá e estamos na fase de preparação física e enfatizando mais o trabalho de resistência e a técnica do boxe ficando uma menor porcentagem para a parte tática, nesta semana estaremos levando os atletas para treinamentos de fortalecimento e força como o treinador Moisés Alves, no Galpão”, disse.

Neste início de preparação, Bráulio informou que teve a participação dos atletas Leandro Oliveira e Weslley Rebouças, ambos da Associação Boxe Premier.

“Estes treinamentos que venho intermediado com pugilistas venezuelanos desde 2005 é de grande valia para as duas escolas de boxe, tanto no campo amador como profissional”, afirmou.

Bráulio informou ainda, que convidou o presidente recém-eleito da Federação de Boxe do Estado de Roraima (FBER), Helton Cavalcante, para acompanhar os trabalhos feitos no Ginásio Allan Costa para que tenha ciência do intercâmbio.

“Mesmo que seja com objetivo apenas de treinamento e não competição, mas fizemos questão de entregar os ofícios da Associação de Bolívar para melhor controle e coordenação da FBER”, disse. “Embora esteja assumindo todo o investimento para que a equipe da Venezuela pudesse vir a Roraima, como transporte, alimentação, estadia e ajuda de custo”, afirmou. “Fico feliz com a nova diretoria da FBER com a alternância de presidentes e pela a Associação Roraimense de Boxe, além de contribuir com a formação de bons pugilistas no Estado, também contribui com dirigentes como o presidente Helton Cavalcante, vice-presidente John Félix, ambos acadêmicos de Educação Física, o advogado Carlos Magno, o treinador e investidor no boxe, Allan Costa. Estes quatro foram atletas competitivos a nível estadual, nacional e internacional onde representaram a ARB, FBER e a CBB e agora estão fazendo parte e contribuindo para a direção do boxe macuxi”, finalizou.