Cotidiano

Prorrogada permanência de Força Nacional em Roraima

O Ministério da Justiça também prorrogou o prazo de permanência de tropas da Força Nacional de Segurança Pública no Pará e Rio Grande do Norte

O Ministério da Justiça prorrogou o prazo de permanência de agentes da Força Nacional em Roraima, no Rio Grande do Norte e Pará. A autorização de emprego do efetivo por mais 30 dias foi formalizada por meio da Portaria 262 publicada no Diário Oficial da União de hoje (24).

Esta é a segunda prorrogação da permanência desde o início do ano. Os agentes chegaram ao estado em 11 de janeiro. Inicialmente, eles auxiliariam as forças de segurança locais a vigiar os presos no sistema carcerário estadual por apenas 30 dias.

Em 21 de fevereiro, a Portaria 178 do Ministério da Justiça autorizou a prorrogação do emprego da força-tarefa por mais 30 dias após o vencimento da primeira autorização. 

Em Roraima, que enfrentou rebeliões e fugas de presos no início do ano e onde pelo menos 33 detentos foram mortos no interior de estabelecimentos carcerários, os agentes vão auxiliar as forças de segurança estaduais a controlar a situação e evitar novos motins por mais 30 dias a contar de hoje (24). Segundo a Portaria 264, a Força Nacional vai apoiar as ações da Polícia Militar no controle do sistema prisional, atuando no policiamento ostensivo nas proximidades de estabelecimentos prisionais.