Cotidiano

Promotora faz inspeção e diz que situação é extremamente grave

Além de intensificar serviço de limpeza, Sesau deve adotar todas as medidas para regularizar os pagamentos dos trabalhadores terceirizados

A promotora de Justiça de Defesa da Saúde, Jeanne Sampaio, inspecionou na noite de domingo, 20, o Hospital Geral de Roraima (HGR). A visita foi motivada pelos inúmeros relatos sobre a situação da unidade hospitalar. O secretário estadual de Saúde, Ricardo Lopes, diretores do hospital, empresários que possuem contratos com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e o deputado estadual Jorge Everton (MDB) foram a vários blocos, corredores, leitos e refeitório.

“Estas visitas ocorrem de forma rotineira e a Promotoria de Saúde sempre está conferindo como se encontram as unidades hospitalares sob a responsabilidade do estado e município. Especificamente em relação ao HGR, tive conhecimento de várias reclamações em relação à manutenção da estrutura física, ares-condicionados com defeitos, falta de limpeza e corredores com grande acúmulo de sujeira, bem como a situação do refeitório. Por estar de plantão, me desloquei ao HGR e realmente a situação encontrada foi preocupante”, disse.

Jeanne ressaltou que a visita teve a duração de quase duas horas, oportunidade em que os pacientes e acompanhantes relataram inúmeras situações e muitos estão preocupados com a falta de limpeza que pode desencadear outros problemas aos pacientes. Para minimizar esta situação, os familiares dos pacientes estão limpando os blocos, higienizando os leitos e lavando os banheiros.

“Encontrei nesta inspeção um desgaste muito grande na unidade e, para preservar e garantir a saúde dos pacientes, de imediato oficializei ao secretário de Saúde a convocação de todos os prestadores de serviços que possuem contratos vigentes com o Estado para a execução de todos os serviços de manutenção e limpeza no local com o reparo imediato nos blocos e nas centrais de ar que despejavam água em cima dos pacientes”, detalhou.

Funcionários da limpeza relatam atraso de quatro meses de salário

Durante a visita, a promotora Jeanne Sampaio esteve reunida com os funcionários da empresa terceirizada que presta serviços de limpeza no HGR, que informaram que estão sem receber os salários há quatro meses. Segundo informado pela Sesau, o problema estaria relacionado à documentação da empresa junto ao Governo estadual.

“Esta é uma relação entre a Sesau e a empresa que foi contratada para executar estes serviços. Como recomendação, orientei os servidores que procurem a Justiça do Trabalho e cobrem seus salários. Por esta razão, expliquei que a unidade e os pacientes que estão internados não podem ficar prejudicados pela falta de limpeza dos blocos, corredores, leitos e banheiros. Os corredores estão tomados de lixo, blocos sem limpeza e quem está minimizando esta situação são os próprios acompanhantes”, complementou.

Promotora solicita relatório da Vigilância Sanitária

Em relação ao refeitório, a situação foi mais crítica ainda, uma vez que todo o local está tomado por moscas, o que pode implicar em problemas para os pacientes, acompanhantes e para os servidores que se alimentam no refeitório durante seus plantões.

A promotora solicitou a visita da Vigilância Sanitária ao HGR para que, no prazo de 72 horas, apresente ao MPRR os pontos mais críticos e, em dez dias úteis, um relatório geral sobre as condições em que se encontram o hospital, para ser oficializado um prazo para os devidos reparos.

Ao ser questionada sobre a troca constante de secretários que a pasta é submetida e se esse processo poderia interferir no levantamento dos problemas anteriores solicitados pelo MPRR, a promotora destacou que estas trocas não têm nenhum impacto nos pedidos já encaminhados e reforçou a continuidade das gestões, independente de quem esteja na titularidade do cargo. “A máquina administrativa da saúde requer eficiência e planejamento e os pacientes não podem esperar até que o secretário se habitue e tome ciência das constantes demandas”, frisou.

Parlamentar afirma que situação é caótica

O deputado estadual Jorge Everton frisou que o cenário encontrado durante a visita foi de total abandono e falta de zelo da unidade de acolhimento aos pacientes. Ressaltou também que as pessoas estão acomodadas de qualquer jeito nos corredores em meio à sujeira e um forte odor em grande parte do hospital.

“Já estive em outras situações visitando o HGR com os parlamentares que integram a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE/RR), mas desta vez a situação foi bem diferente. Escutamos atentamente inúmeros relatos por cada bloco onde passávamos e espero que, com a intervenção da promotora Jeanne Sampaio, tenhamos o quanto antes a resolução destes problemas”, comentou.

Sesau intensificou serviços de limpeza e higienização

Em nota, o Governo do Estado informou que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) intensificou nesta segunda-feira, 21, o serviço de limpeza e higienização do Hospital Geral de Roraima (HGR), por determinação da governadora Suely Campos.

“Mais de 50 pessoas estão trabalhando na limpeza geral do hospital. Os blocos A e B foram os primeiros a serem limpos. A higienização dos demais blocos ocorrerá em sequência durante toda a semana. Na primeira etapa, o foco é a parte interna do HGR. Na próxima semana a previsão é que esse trabalho chegue à área externa”, afirmou.

Segundo o secretário de Saúde, Ricardo Lopes, que assumiu o cargo há 20 dias, “a governadora Suely Campos determinou que a Sesau adote todas as medidas para regularizar os pagamentos dos trabalhadores terceirizados”. Também foi determinado que se tomasse providências em relação à manutenção de equipamentos. (R.G)