Cotidiano

Promotor encontra inquéritos e boletins de ocorrência abandonados em prédio

Vândalos estão destruindo prédios onde funcionavam as sedes do 3º e 4º Distritos Policiais, no bairro Santa Tereza

O promotor de justiça Carlos Paixão, do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), esteve na manhã desta quarta-feira, 22, na antiga sede do 3º e 4º Distrito Policial, no bairro Santa Tereza, zona oeste da Capital, após receber denúncias sobre a situação do local. Durante a ação, o promotor encontrou inquéritos policiais, boletins de ocorrência e documentos de identificação jogados na área interna e externa do prédio.

O prédio está sendo depredado. No local, as janelas de vidro e alguns móveis estão sendo quebrados. Diversas peças de roupas também foram encontradas. Para o promotor, o principal são os documentos, cujos casos deveriam ser apurados e investigados. Quando não é possível investigar, os processos devem ser arquivados e os que não servissem mais deveriam ter sido destruídos.

Durante uma breve análise dos papéis encontrados, o promotor esclareceu que a documentação não se encaixa na situação de incineração, tendo em vista que a data dos relatos é do ano de 2016. Alguns contêm dados de pessoas que foram vítimas, mas que não tiveram seu processo finalizado. Uma vez constatado o fato, o promotor destacou que o próximo passo é contatar a Delegada-Geral da Polícia Civil para instaurar um inquérito e apurar a situação dos documentos públicos.

O prédio do 4º DP fica no mesmo local e também está em situação de abandono. Durante a manhã desta quarta-feira, 22, a Folha verificou que três salas foram incendiadas. No entanto, nenhum objeto ou documento foi encontrado no local.

MORADORA – Trabalhando desde 1999 com confecção, uma moradora da região, que preferiu não se identificar, informou que a insegurança no local aumentou com a retirada da polícia. Além de depredar o patrimônio, a moradora frisou que alunos de uma escola pública nas proximidades estão usando drogas no local à tarde. “Já vimos várias situações que são perigosas para todos. Antes a gente saía até as 18h. Agora saímos mais cedo com medo de acontecer alguma coisa”, lamentou.

GOVERNO – A Corregedoria-Geral informou que vários prédios localizados próximos a uma praça do bairro Santa Tereza foram arrombados, além do prédio que servia ao antigo 3º Distrito Policial. Informou que na terça-feira, 21, quando os armários foram arrombados, esses papéis foram espalhados ao redor do terreno. Mas frisou que no local eram guardados a segunda via de boletins de ocorrência e outros documentos utilizados apenas para fins de estatísticas. Frisou que esses documentos perderam a validade a partir do lançamento dos dados no sistema.

A Corregedoria ressaltou que outros prédios na localidade também foram vandalizados. Segundo testemunhas, três vândalos usando bicicletas e barras de ferro participaram da ação criminosa. Na manhã desta quarta-feira, 22, a Corregedoria destacou que a perícia esteve no local e colheu informações para investigação e abertura de inquérito que vai apurar o dano contra o patrimônio público, identificar os autores do crime e abrir procedimento administrativo para apurar a responsabilidade do servidor público.