Entretenimento

Projeto traz espetáculos do teatro nacional para Roraima

A primeira edição conta com a peça ‘Ela é o cara’, com Vera Fischer. Além de teatro, o projeto tem como objetivo promover eventos musicais e palestras sobre comunicação

Um novo projeto ‘Folha Cultural’ quer reunir artes visuais, dança, música, teatro com oficinas, palestras e workshops voltados para a comunicação. Idealizado pelo Grupo Folha e com produção da Usina da Arte, o Projeto Folha Cultural pretende realizar eventos com atrações nacionais de arte, cultura e comunicação.

De acordo com a empresária Paula Cruz, a ideia é que a cada semestre, o projeto possa trazer grandes artistas para se apresentar em nosso estado. “Além do intercâmbio com grandes artistas, o evento irá fomentar a produção cultural local, criando espaços para difusão da arte roraimense. O projeto irá viabilizar espetáculos do Circuito Nacional de Teatro, palestras nacionais com profissionais de comunicação, palco aberto em diversos locais de nossa cidade e o projeto “Por do Som”, onde artistas locais irão se apresentar de forma itinerante” explica.

Segundo o coordenador Fábio Cardoso, o Folha Cultural tem uma proposta diferenciada de atuação na área cultural. A iniciativa tem como objetivo maior a formação de plateia e a difusão da cultura roraimense.

“O Folha Cultural irá desenvolver uma série de ações culturais e eventos de inquestionável qualidade, a inserção da população e dos artistas em sua realização, será extremamente relevante para a formação de novas plateias e difusão artística” conta.

Segundo ele, estes projetos culturais e eventos estabelecem uma relação direta com as áreas de Artes Cênicas, Artes Plásticas, Artes Visuais, Literatura, Meio Ambiente e Música. “O Folha Cultural é constituído por uma equipe de produção executiva, que gerencia e executa os programas culturais a ele vinculados. Serão buscadas novas relações de parcerias com outras empresas privadas e com o setor público, para viabilização do projeto”, relata.

Ela é o cara

Para o ano de 2017 estão previstas várias ações a partir do mês de maio, a primeira será a comédia “Ela é o Cara!”, escrita especialmente para a atriz Vera Fischer por Márcio Araújo e Andrea Batitucci.

A peça conta a história de Gilberto Fonseca, personagem do ator Edson Fieschi, um terapeuta de competência e caráter duvidosos. Após um incidente com um paciente famoso, ele se vê obrigado a administrar a repercussão negativa do caso, o assédio da imprensa e a fúria dos fãs do seu paciente. A autora da peça é Andrea Batitucci, uma das escritoras de “Vai que Cola”, um dos programas de maior sucesso da TV paga do país. Instigada a investigar o que as pessoas são capazes de fazer para alcançar seus desejos, se inspirou para escrever a peça “Ela é o Cara!”, com parceria de Márcio Araújo, por considerar o tema um dos males modernos da humanidade. O diretor Ary Coslov tem em seu currículo a direção de mais de 25 espetáculos teatrais e mais de 40 obras televisivas, entre novelas, seriados, séries e programa humorístico.

O espetáculo, que é uma obra de ficção, tem algumas informações biográficas de Vera Fischer. “A peça tem somente duas personagens. Uma quer ser famosa, a outra se apresenta como Vera Fischer”, explica.

SERVIÇO
‘Ela é o cara’
Local: CAF / UFRR
Data: 05 de maio (Sexta-feira)
Duração: 60 minutos
Classificação: 12 anos
Informações: 98116-1310