Cotidiano

Projeto reúne produtores e comerciantes no Bonfim

A Feira Livre de Bonfim funcionará todos os sábados, das 16h às 21h, na Avenida São Sebastião, principal via da cidade

Cerca de 20 barracas com os mais variados produtos são a principal atração do projeto Feira Livre em Roraima, que reúne moradores, comerciantes e produtores em um dia de venda. A iniciativa atenderá a população uma vez por semana, todos os sábados, das 16h às 21h e é organizado pela Secretaria Estadual de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Seapa).

O local escolhido para a instalação da estrutura foi a Avenida São Sebastião, via de maior tráfego de pessoas e considerada a principal da sede do município. A ideia agradou aos moradores, que até então não contavam com uma feira livre. A dona de casa Antônia dos Santos frisou a importância do trabalho.

“Essa feirinha facilita demais nossas vidas. Temos carnes, frutas e verduras, tudo fresquinho e na porta de casa. Isso foi ótimo, pois nossas opções eram apenas os supermercados. Eu adorei” declarou.

Segundo o diretor do Deac (Departamento de Abastecimento e Comercialização) da Seapa e responsável pelas feiras, Ismael Dias, a princípio, irão atuar na localidade 20 produtores. Conforme a demanda, esse quantitativo pode aumentar.
“A feirinha começou neste sábado, dia 11, e esse primeiro dia foi um sucesso, bastante movimentada. Se continuar assim, as chances de aumentar a quantidade de barracas são altas”, disse.

Ele explicou ainda que todos os feirantes são produtores da região, selecionados pela CPR (Casa do Produtor Rural). “As famílias são todas daqui mesmo. Este espaço para comercialização é mais um incentivo a agricultura familiar que vem crescendo cada vez mais em Roraima”, relatou.

Para o produtor João Silva, a feira é uma excelente oportunidade de geração de renda. “Uma vez por semana, poderemos garantir uma renda extra e isso é ótimo. Agora, além das nossas vendas regulares, podemos contar com mais este espaço”, disse.
Além de carnes, hortifrútis, cereais e estivas em geral, neste primeiro dia, a população também pode contar com atração cultural, bingo, praça de alimentação e torneio de bingo. “Queremos que a Feira se torne um ambiente familiar, agradável e um ponto de encontro dos moradores da região”, afirmou Dias.

PROJETO FEIRAS LIVRES – A Feira Livre de Bonfim faz parte de um trabalho da Seapa que pretende levar Feiras Livres a diversos municípios do Estado. A primeira foi implantada no Residencial Vila Jardim, em Boa Vista. As próximas localidades a serem atendidas são os municípios de Rorainópolis e Amajari, no quilômetro 100 do sentido norte da BR-174.