Política

Projeto quer manter postos de saúde funcionando em feriados

Por sugestão de um ouvinte da Rádio Folha, projeto visa que profissionais de saúde trabalhem em horário alternado nas unidades de saúde

A suspensão do funcionamento dos postos de saúde durante os feriados e pontos facultativos na Capital virou alvo de um projeto na Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV). Em entrevista ao programa Agenda Parlamentar, na Rádio Folha 1020 AM, no sábado, 18, o vereador Ítalo Otávio (PR) informou que está desenvolvendo uma proposta em parceria com o vereador Linoberg Almeida (Rede).

Segundo o parlamentar, a sugestão foi acatada após a ligação de um ouvinte do programa Agenda Parlamentar, que questionou a suspensão das atividades nas unidades básicas de saúde e sugeriu que os profissionais trabalhassem em regime de plantão alternado.

“Quando eu estive na rádio e escutei o ouvinte falando sobre isso, fiquei muito feliz pela praticidade desse trabalho. Fiz uma pequena reunião com o vereador Linoberg, e estamos vendo a constitucionalidade disso. Tem projetos que a gente não pode simplesmente fazer porque têm vício de iniciativa, ou seja, que pode ser atribuição do Executivo, e não do Legislativo. Estamos estudando somente a parte burocrática de como vamos fazer isso, se através de uma indicação ou projeto de lei”, acrescentou.

“Nós já estamos confeccionando o projeto e vamos tentar tramitá-lo o mais rápido possível, antes do recesso parlamentar. O cidadão tem que se envolver com a política mesmo, tem que dar ideias. Ninguém sabe melhor dos problemas da cidade que o próprio cidadão, as classes, os estudantes, quando se fala de educação. São eles mesmos que podem dar as melhores sugestões”, ressaltou Ítalo Otávio.

O vereador acredita que os pontos facultativos são os momentos em que muitas das famílias da Capital têm tempo hábil para realizar seus exames médicos. “As pessoas trabalham todos os dias e um feriado ou ponto facultativo seria uma oportunidade única de procurar uma unidade médica, então, estamos trabalhando para atender essa população”.

MANAÍRA – O vereador também deu detalhes sobre as ações de melhorias para os moradores do conjunto Manaíra, localizado no bairro Equatorial, zona oeste da Capital, como o projeto “Amazônia no Quintal” e o reforço na distribuição de água para as casas dos moradores.

O primeiro deles foi a questão da distribuição de água na região. “Os moradores reclamavam demais da água que era fraca, e lá é o que se chama de ponta da rede. Imbuído dessa missão de tentar entender o problema, eu procurei o deputado estadual Odilon Filho [PEN], expliquei a situação e ele fez uma indicação à Companhia de Águas e Esgotos de Roraima [Caerr], na pessoa do presidente Danque Esbell, que me recebeu e tratou de resolver a questão com muita agilidade”, afirmou.

Segundo Ítalo, na sexta-feira, 17, teve início os trabalhos de melhora no local e, já no sábado, 18, os moradores puderam contar com uma distribuição de água mais forte. “Agora as famílias estão conseguindo uma rede forte o suficiente para abastecer as caixas d’água nas casas, algo que antes não acontecia”, frisou.

Na segunda ação, feita em parceria com a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), que disponibilizou mudas de plantas para cerca das 250 casas do conjunto. “Estamos na segunda edição do Amazônia no Quintal, quando nós levamos para as casas das pessoas plantas e árvores, em especial, aquelas que dão frutos, para resgatar aquela tradição de tirar uma fruta e ficar embaixo de uma sombra. Na primeira edição, plantamos mais de 60 árvores e, na segunda, plantamos mais de 100, entre elas, árvores de jambo, açaí, maracujá, manga, caju, entre outras”, complementou.

Além da plantação, o vereador ressaltou que o projeto também visa educar as crianças das escolas municipais e as famílias do Conjunto. “Não é só plantar, é ensinar todo o processo, o fortalecimento do solo, da água, do ar e tudo que uma árvore pode beneficiar”. (P.C.)