Cotidiano

Projeto oferece bolsas de estudo na Europa

Estudantes, pesquisadores e técnicos interessados em fazer intercâmbio em universidades europeias devem aproveitar

Estudantes, pesquisadores e técnicos-administrativos da Universidade Federal de Roraima interessados em fazer intercâmbio em universidades europeias devem aproveitar esta chance. O projeto Euro-Brazilian Windows + está com inscrições abertas para brasileiros. As vagas são para as áreas de Educação, formação de professores (exclusivo para estudantes de graduação), Engenharia, Tecnologia e Artes Criativa (Cinema, Música, Dança e Design).

Para concorrer às bolsas, os interessados devem acessar o site ebwplus.up.pt, ler o guia do candidato, verificar os pré-requisitos e as exigências da universidade de origem e preencher o formulário eletrônico. Além disso, é necessário apresentar uma lista de documentos, que inclui carteira de identidade, histórico escolar, declaração de apoio da instituição de ensino superior do candidato e certificado de proficiência linguística.

Os critérios avaliados para candidatura são: mérito acadêmico, experiência prévia, produção científica, projeto de pesquisa, plano de ensino/trabalho e conhecimentos linguísticos.

Cada candidato selecionado irá receber uma bolsa mensal para cobrir os gastos de subsistência no país de acolhimento, uma viagem de ida e volta e um seguro de saúde, acidente e viagem válido durante todo o período de mobilidade na Europa. Os estudantes estão também isentos do pagamento de taxas de matrícula na instituição de acolhimento, uma vez que estas (quando aplicáveis) serão cobertas pelo projeto.

O Projeto EBW+ é composto por 20 Instituições de Ensino Superior europeias parceiras e brasileiras e 10 instituições associadas. É implementado ao abrigo do programa Erasmus Mundus Ação 2 – Vertente 1, lote 9, Brasil.

O projeto prevê 151 mobilidades do Brasil para a União Europeia. Com estas bolsas, estudantes, pesquisadores e membros de pessoal acadêmico e administrativo podem realizar um período de estudos, pesquisa ou trabalho, respectivamente, numa das instituições parceiras europeias deste consórcio de Universidades. Acesse o site e saiba mais: http://ebwplus.up.pt/general_information.

 

Publicidade