Entretenimento

Projeto musical une funk, jazz, reggaeton e soul music em RR

Um projeto musical idealizado pelo instrumentista Neuton Neles de 30 anos, une audiovisual e arranjos musicais influenciados por diversos estilos, entre eles funk, jazz, reggaeton e soul music.

O repertório conta com músicas populares, mas com sonoridades bem sofisticadas. Entre os arranjos, músicas “Devagarinho – MC Delano”, que ganhou um medley, de “Giant Steps – Coltrane”, ‘Bang’ de Anitta e até mesmo o hino nacional.
Basicamente, ele reescreve o material pré-existente para que fique em forma diferente das execuções anteriores reorganizando toda a estrutura da música.

“O projeto equilibra a sonoridade com arranjos simples e complexos. É até complicado falar como se cria, eu ouço de tudo, pego os sons que eu acho mais coerentes que estão entre os mais diversos estilos musicais e compilo até que consiga a sensação que eu quero. É uma arte”, diz.
O músico nasceu no Maranhão, mas mora em Roraima desde que completou um ano de idade, foi nos interiores de Roraima, entre eles Vila São Silvestre, Alto Alegre, Caroebe, Normandia, que começou a aprender música de forma autodidata.

“Não tinha internet, não tinha escola para música, vez ou outra eu ganhava uma revistinha de cifras e assim eu fui dando um jeito de aprender a tocar. Sou filho de pastor e vivíamos em comunidades indígenas tanto de brasileiros quanto de guianenses.”

Neuton Neles é multi-instrumentista, compositor e arranjador, começou a tocar seu primeiro instrumento, a bateria, com cinco anos, e depois começou a tocar violão, teclado, saxofone e se tornou um jovem maestro adjunto de dezesseis anos. Em Boa Vista, também é professor de música.

“Com o tempo, eu pude ver que eu tinha um certo talento para o arranjo, eu percebi que o teclado e o piano eram os instrumentos ideais pra criar. O arranjo dá uma cara totalmente diferente, não deixa de ser uma composição”, relatou.

O vídeo pode ser assistido no canal Neuton Neles no YouTube, assim como outros vídeos que o artista divulgou. O projeto Tarzan conta também com os músicos Judá Figueira (guitarra); Eduardo Maduro (bateria); Klevenn Monteiro (baixo).