Cultura

Projeto leva oficina de artes para crianças Warao do abrigo

O projeto “Reunião de Saberes Poéticos” realiza nesta sexta-feira (10), uma ação cultural para crianças indígenas imigrantes da etnia Warao na Igreja Nossa Senhora da Consolata, Avenida Ville Roy, bairro São Vicente. O horário será das 14 às 17h, e a ação se encerra com uma oficina de desenho, ministrada pelo artista plástico Lindomar Neves Bach e pela cartunista Bia Cruz. Haverá também oficina de poesia com a participação da poeta e diplomata Ana Paula Arendt.

O projeto já realizou no dia 4 de novembro uma oficina de desenho para aproximadamente 80 crianças Warao, no abrigo do bairro Pintolândia, próximo à Praça Germano Augusto Sampaio, com a colaboração da ONG Fraternidade que coordena os trabalhos no referido lugar.

Para o artista, a questão da imigração em massa de venezuelanos para o Brasil tem gerado muita polêmica com relação a quem tem a responsabilidade de cuidar dos imigrantes. “O projeto não deve entrar nessas questões, pois tem o objetivo de levar, principalmente para as crianças, uma oportunidade de se ocupar com atividades proveitosas, fazendo assim, a experiência da imigração, menos traumática, podendo até se tornar uma grande aventura” explicou Lindomar.

Gabriel Alencar, coordenador do projeto, explicou que o momento da oficina de desenho foi especial na vida das crianças. “Existem pessoas que fazem coisas extraordinárias de maneiras muito complicadas, cheias de detalhes intrincados. Pra mim, geniais são aquelas pessoas que conseguem fazer coisas tão grandes quanto, mas de uma maneira simples”, enfatizou, entusiasmado.