Esporte

Projeto aprovado pela ALE/RR vai beneficiar o desporto universitário

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE/RR) aprovou, em sessão realizada na terça-feira, o Projeto de Lei 022/17 que institui os Jogos Universitários em Roraima (JURR) no calendário oficial de eventos do Estado. Segundo informou a Superintendência de Comunicação da ALE/RR, a proposta, de autoria dos deputados Jalser Renier (SD) e George Melo (PSDC), segue para sanção do Poder Executivo.

Com a aprovação do projeto, a Federação Universitária de Esportes de Roraima (FUER) poderá ter acesso ao repasse de verbas federais provenientes da Lei Pelé, que já são destinadas ao desporto universitário e repassadas ao Executivo Estadual anualmente. O projeto assegura o repasse do percentual de 5% dos recursos federais destinados ao desporto universitário, até a primeira quinzena do mês de março do ano subseqüente.

A presidente da Federação Universitária de Esportes, Elaine Morellato, disse que o apoio será fundamental para fomentar e garantir resultados mais expressivos nas competições estaduais e nacionais.

“Sem apoio a gente já conseguia trazer medalhas para o Estado, agora poderemos levar mais atletas, fomentar o desporto e fazer chegar a todas as universidades”, comemorou a presidente, que também é atleta há mais de 20 anos. Ela comentou ainda que seja possível sim, aliar o esporte a educação superior. “É possível ser atleta de alto rendimento, estudar e ter uma profissão”, garantiu Morellato.

O deputado George Melo lembrou que grande parte da dificuldade dos atletas que precisam sair de Roraima para competirem em outros estados é justamente o preço das passagens que muitas vezes precisam ser compradas em cima da hora, quando não são adquiridas com recursos próprios.

“Com este projeto a Federação Universitária vai poder se programar e comprar as passagens a tempo e com preços melhores. Toda essa questão de logística será sanada com esses poucos 5% que serão aplicados e que é de direito do esporte universitário”, reforçou o parlamentar.

O deputado Jalser Renier destacou que a ideia do projeto é garantir recursos para que a federação invista em atletas locais. “Dessa forma o esportista treinará com mais garra e responsabilidade, para que possa representar bem Roraima em competições fora do estado. Tenho certeza que, com a aprovação desse projeto, o atleta dará o melhor de si durante as competições nos jogos universitários”, frisou.