Cotidiano

Projeto Escolar orienta pais de alunos para produção de alimentos

História de criança venezuelana motivou educadores a capacitar os pais para fazer pães

Alunos de escolas da rede pública tem a merenda escolar como a única refeição do dia. Mas o projeto “Pão Amigo”, idealizado por professores e gestores da Escola Municipal Pequeno Príncipe, no bairro Caranã, zona Oeste de Boa Vista, pretende mudar essa triste realidade que afeta diretamente na aprendizagem dos estudantes.

Foi a partir da história de uma criança venezuelana do 1º período da unidade de ensino que os professores tiveram a ideia de capacitar os pais dos alunos de famílias carentes na produção de pães para consumo próprio ou para comercialização.

“Começamos a observar em sala de aula a grande quantidade de alunos passando por dificuldades financeiras, principalmente filhos de venezuelanos. Essa aluno pedia comida da professora antes do intervalo e dizia que não tinha nada para comer e que a mãe precisava de trabalho”, relatou a gestora da unidade, Sandra Cristina Aniceto.

Ao tomar conhecimento da realidade de vários alunos da escola, os professores iniciaram, nesta segunda-feira, 21, a ação para capacitar os pais. “Esses problemas têm afetado em sala de aula e para amenizarmos isso montamos o projeto para que, além de consumirem o pão, os pais tenham a oportunidade de vende-los”, explicou a gestora.

Ao todo, 15 pais de alunos venezuelanos e brasileiros participam do projeto. Ao saber da iniciativa, o vereador Ítalo Otávio realizou a doação de materiais para a confecção dos alimentos. “Procuramos fazer essas pequenas ações, porque a partir do momento que amenizamos problemas sociais chegamos ao nosso objetivo que é a aprendizagem dos alunos. As crianças ficarão mais preparadas se estiverem bem alimentadas”, destacou.

Quem quiser contribuir com o projeto “Pão Amigo” pode procurar a direção da Escola Municipal Pequeno Príncipe, que fica localizada na rua Joca Farias, 1018, Caranã.