Cotidiano

Profissionais são treinados a utilizar equipamento de assistência respiratória

Neste ano, o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth passou a contar com equipamentos inéditos na rede pública estadual: os monitores de óxido nítrico, que tratam a hipertensão pulmonar em bebês prematuros, internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin). O tratamento é inovador na rede pública em todo o país. A aquisição foi feita por meio da Rede Cegonha, do Ministério da Saúde, com investimento de aproximadamente R$ 420 mil.

Enfermeiros, médicos e fisioterapeutas receberam a capacitação para operar os dispositivos, que ajudam a reduzir a mortalidade neonatal, durante esta semana no auditório do HMI, ministrada pela engenheira mecatrônica Karine Moriya, representante da fabricante do equipamento. “A tecnologia salva vidas, pois controla a hipertensão pulmonar persistente e é uma das melhores e mais seguras do mundo para tratar os recém-nascidos com insuficiência respiratória”, explicou a engenheira.

Para o médico pediatra Pedro Salomão, que participou do treinamento, o novo aparelho é uma conquista para a unidade. “A inserção dessa ferramenta à nossa rotina de trabalho vai garantir mais chances de sobrevida e diminuir o tempo de internação dos pacientes na UTI”, afirmou.

Além da aquisição de equipamentos, a maternidade tem adotado outras medidas para a redução da mortalidade neonatal, como a adesão ao programa QualiNEO, que oferece apoio técnico e capacitações aos profissionais.

No último mês, em uma visita técnica do Ministério da Saúde para avaliar a implantação do programa, a maternidade foi avaliada de forma positiva, tanto na execução quanto na estrutura da unidade.

A unidade também oferece o método Canguru [atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso], bancos de leite humano, qualificação e habilitação de leitos para esse público, além de reanimação e transporte neonatal, que auxiliam na sobrevida dos recém-nascidos.