Cultura

Professores fazem prova de curso de culinária no estilo Masterchef

Quem acompanha os realitys shows de culinária, sabe como os programas funcionam, onde futuros chefs preparam pratos inusitados e deliciosos para uma mesa de jurados bem ‘malvados’ avaliarem. Seguindo essa dinâmica, os chefs de cozinha e professores do curso técnico em culinária do Senac, Hélio Araújo e Flávio Umeo fizeram a prova final dos alunos. 

Os estudantes foram divididos em quatro equipes, cada um ganhou uma caixa com ingredientes diversos, a prova seria agradar quatro jurados especializados com um prato de entrada, principal e sobremesa. Os critérios seriam criatividade, originalidade, técnicas, organização, sabor, apresentação, e sustentabilidade.

“A prova foi uma forma que encontramos para levar um pouco da pressão que o chef de cozinha passa durante a profissão. São vários quesitos que foram avaliados, se eles estão trabalhando bem em equipe, se eles estão utilizando corretamente e aproveitando inteiramente os alimentos” ressalta.

Segundo Hélio, existe uma pressão na cozinha nos restaurantes. “O que vemos na TV é um pouco do que reflete a profissão, estamos lidando com clientes, é um ambiente muito intenso a todo o momento”, comenta.
Segundo ele, a profissão conquistou o público por meio da TV, e os clientes acabam querendo ser também os avaliadores. “É uma das profissões mais antigas do mundo, hoje vemos uma grande quantidade de reality, que conquista o público que torce, além do que, comer é uma condição básica do ser humano, o que deixa todo mundo empolgado” diz.

A profissão de chef está na moda, na TV, nas telas de cinema, nos livros, a valorização da gastronomia é mundial. Segundo Flávio Umeo, a mídia vem contribuindo para o aumento da especialização no mercado de trabalho. “Os clientes estão cada vez mais exigentes, então para se manusear a comida, é preciso ter toda uma responsabilidade, uma postura, ser chef de cozinha não é apenas saber cozinhar, mas entender como é a paixão pela culinária” ressalta.

Ele explica que o profissional que pretende seguir carreira na área de gastronomia precisa saber trabalhar em equipe e ter espírito de liderança. Principalmente se a opção for atuar como chef de cozinha. O universo infinito de ingredientes e técnicas culinárias trouxe uma nova realidade ao gastrólogo. Assim como as demais profissões ele também precisa investir em formação.

“Na turma de estudantes, desde aquele que não tinha conhecimentos de culinária, até aquele que já tem o seu próprio negócio, todos estão em busca de se aperfeiçoar”, disse.

Como todo reality show, os estudantes passaram por uma sabatina, com direito a suspense das notas. Os estudantes que sonham em abrir seu próprio restaurante aprovaram a brincadeira. O curso Técnico de gastronomia do Senac irá abrir novas inscrições a partir de Julho. Para mais informações 2121-1901 ou pelo site www.rr.senac.br