Cotidiano

Professores cobram pagamento de salários

Professores da rede estadual se concentraram na Praça do Centro Cívico na manhã de ontem, 6, para cobrar o pagamento dos salários e juntos irem ao Ministério Público Federal para solicitar fiscalização dos recursos do Fundo de Manutenção da Educação Básica e da Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Segundo os manifestantes, o salário deveria ser pago com o dinheiro do Fundeb, mas até o momento o pagamento não foi efetuado. A professora Albanira Cordeiro explicou que a verba disponível no Fundeb, além de pagar os salários dos docentes, também é usada para manutenção de serviços, como o lanche escolar, e tudo isso estaria atrasado. “Vamos pedir fiscalização já que esta é uma lei federal e tem recursos federais para isso”, cobrou. 

A professora também contou à equipe de reportagem da Folha que, quando há prestações de contas, o valor que teria sido repassado aos professores aumenta e, mesmo assim, eles continuam sem receber salários e as progressões.

A informação que os professores receberam na semana passada, quando tentaram contato com o secretário estadual da Fazenda, Ronaldo Marcílio, foi de que a folha de pagamento já estava fechada, mas o salário ainda não caiu na conta. Os professores também questionam a infraestrutura das instituições, que acabam influenciando na qualidade das aulas nas escolas. “O sentimento que temos é de constrangimento, revolta e indignação”,criticou Albanira.

Depois da manifestação do Centro Cívico, os professores protocolaram no Ministério Público Federal uma denúncia, que será distribuída para um procurador federal, dando início à investigação.

OUTRO LADO – Em nota, a Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed) informou que o pagamento dos professores efetivos será realizado hoje, 7. Os demais servidores da pasta receberão seus salários no dia 10 de agosto.A Secretaria da Fazenda esclareceu ainda que os recursos do Fundeb são insuficientes para cobrir a folha de pagamento da Educação, sendo necessária a complementação com fundos do Tesouro Estadual. (G.L)