Polícia

Professor morre após sofrer acidente de moto

O professor Tadeu Salomão Galé, de 30 anos, morreu na tarde do último domingo, dia 11. Ele sofreu um acidente grave depois de perder o controle da moto que pilotava. Por causa da queda, teve múltiplas fraturas. O corpo foi encontrado por volta das 14h30, no entanto, o acidente pode ter acontecido ainda pela manhã. O acidente aconteceu nas proximidades da Comunidade da Raposa, na Terra indígena Raposa Serra do Sol.

O corpo foi encontrado por populares e estava à distância de 200 metros da entrada da Comunidade Indígena. De acordo com o Boletim de Ocorrência (B.O), registrado pelo Tuxaua da Comunidade da Raposa, os populares comunicaram sobre o acidente à médica da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), que constatou o óbito.

Conforme o delegado titular da Delegacia de Normandia, Alberto Alencar, a vítima estaria num festejo que aconteceu na sede do município, mas não garante que o professor estaria alcoolizado. Destacou que as causas do acidente serão relatadas pela perícia. “Queremos pedir que os motoristas e motociclistas tenham muito cuidado e reduzam a velocidade, principalmente nas estradas de piçarra dos interiores, porque muitos querem imprimir a velocidade como se estivessem no asfalto. Estrada de piçarra está causando muitos acidentes”, alertou o delegado.

O acidente aconteceu numa curva levemente acentuada, onde já aconteceu outro acidente fatal. “Não tem nada confirmado, mas ele pode ter bebido na festa, ter pegado a estrada, dormido em cima da moto ao fazer a curva na estrada de piçarra, caiu e faleceu. Pode ter sido imperícia e imprudência do motociclista”, acrescentou Alberto Alencar.

Para o delegado, está descaracterizada qualquer possibilidade de ser um homicídio. Todos os indícios apontam que a causa da morte foi, de fato, acidente. O laudo do Instituto de Medicina Legal (IML), cuja cópia foi entregue à família, aponta que o homem morreu por conta do politraumatismo sofrido. O corpo de Tadeu foi liberado na manhã de ontem, dia 12, aos familiares para realização de funeral e sepultamento.

Um inquérito policial será instaurado pela Delegacia de Normandia para apuração dos fatos a partir das oitivas de testemunhas que tiveram contato com a vítima horas antes e os que encontraram o corpo.

CUIDADOS – O titular da delegacia de Normandia, Alberto Alencar, reforçou o alerta à população. “Está ocorrendo muito acidente. Não só aqui em Normandia, mas nas estradas de todo o Estado. Este ano, em Normandia, já começamos com muitos acidentes e muitas vezes por ingestão de bebida alcoólica. Se ingerir bebida alcoólica, não vá conduzir veículo automotor, tal como motocicletas. Não é recomendável levar pessoas bêbadas na garupa da motocicleta ou como passageiro do automóvel”, enfatizou a autoridade policial.

O delegado também destacou que é preciso manter o veículo em boas condições de trafegabilidade. “Revise o veículo, o pisca-pisca do carro e da motocicleta. Muitas vezes as pessoas estão conduzindo no escuro, principalmente nas comunidades, nos municípios do interior. Fiquem atentos à luz de freio para que esses sinais sejam identificados nas estradas. Eu observo que muitos acidentes acontecem por falta de identificação do veículo. Isso está causando muitos acidentes. Então é por consequência da ingestão de bebida alcoólica e pela falta de manutenção nos veículos que acidentes acontecem. Esse é um alerta para que possamos preservar mais vidas e evitar acidentes que poderiam ser evitados”, finalizou Alencar. (J.B)

Publicidade