Cotidiano

Produção de passaportes será normalizada em cinco semanas

A Casa da Moeda do Brasil (CMB), que produz os passaportes, informou que a normalização da emissão dos documentos, suspensa pela Polícia Federal desde o fim de junho, deve demorar até cinco semanas e ainda pode ser impactada pelo volume de novas solicitações. Durante o período de suspensão, 175 mil pedidos de passaportes ficaram represados em todo o País, segundo a PF, e agora serão processados por ordem cronológica.

Em nota, a Casa da Moeda informou que recebeu na tarde de ontem os arquivos com dados de pessoas solicitantes dos passaportes e que a fabricação será retomada imediatamente, com turnos extras a partir do começo da próxima semana. “Por entender a importância da urgente normalização do serviço, a CMB vai trabalhar 24 horas por dia, sete dias por semana, a partir de segunda-feira, arcando com custos extras para atender a todas as solicitações feitas pelos cidadãos nos postos da Polícia Federal durante os dias de suspensão”, afirmou em nota.

SUSPENSÃO – A emissão de passaportes foi interrompida no dia 27 de junho, por falta de dinheiro. O recurso, de R$ 102 milhões, foi repassado ontem, 21, à Polícia Federal.