Cotidiano

Procon orienta consumidores sobre aparelhos queimados

Empresa tem até 15 dias para ressarcir, trocar ou consertar o aparelho do consumidor

Danos elétricos a equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos ocasionados em razão de quedas e oscilação de energia geram transtornos e prejuízos à população.

Procon Assembleia orienta que em casos como esses, os consumidores que se sentirem prejudicados devem entrar em contato com a empresa de energia para providências e caso não seja resolvido o problema, o consumidor deve procurar o órgão de defesa do consumidor.

O advogado do Procon, Samuel Weber, explica que o primeiro passo é buscar o ressarcimento junto a Eletrobras Distribuição Roraima.

“Para garantir a indenização, é interessante que as pessoas que tiverem algum problema tenham em mãos as informações detalhadas sobre o equipamento que queimou e horário e data das quedas de energia”, detalhou.

Samuel explicou ainda que de acordo com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o consumidor tem até 90 dias para procurar a empresa, podendo ser pelo 0800 ou até mesmo diretamente na sede da concessionária.

“A empresa tem até 10 dias para verificar o que aconteceu, para constatar se houve mesmo essa queda de energia. Após essa verificação, ela tem até 15 dias para dar uma resposta para o consumidor, que pode ser ressarcido, troca ou conserto do aparelho. Caso o problema não seja solucionado o consumidor deve procurar o Procon”, reforçou.

A empresária Keule Regina Freitas, 37, teve por duas vezes a televisão queimada em decorrência das quedas de energia que ocorrem com frequência em Boa Vista.

“O primeiro prejuízo foi há três anos e a segunda o aparelho queimou agora no início de 2018. Procurei a Eletrobrás para solicitar o ressarcimento e consegui, demorou um tempo, mas eles me indenizaram”, ressaltou a consumidora.

Em Roraima os consumidores podem iniciar o procedimento de ressarcimento por meio do 0800-701-9120. A partir do primeiro contato é agendada uma vistoria para o reclamante e conforme a Anatel, após a inspeção, a empresa tem 15 dias para informar se o pedido será aceito. Em caso positivo, o consumidor deverá ser ressarcido em dinheiro, conserto ou substituição do equipamento danificado em 20 dias corridos, a partir da data da resposta da empresa.

Se precisar – Os consumidores podem procurar o Procon Assembleia que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, na rua Agnelo Bitencourt, número 232, Centro. Denúncias e orientações podem ser feitas pelos telefones 4009-4820/4822/4823/4824 ou 4826 e ainda pelo e-mail [email protected].

Para que o atendimento seja agilizado, os consumidores e fornecedores devem apresentar cópia de documentos que comprovem a transação comercial, como nota ou cupom fiscal, recibos, contratos, extratos ou faturas e cópia de documentação pessoal.

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