Polícia

Presos ferem policial militar em tentativa de fuga da Pamc

Alguns apenados arremessaram pedras contra as guaritas, enquanto outros corriam com escadas artesanais para fugir

Tiros e gritos foram ouvidos na noite de domingo, dia 15, na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, na zona Rural de Boa Vista. Presos conseguiram quebrar os cadeados, sair das celas e dar início ao plano de tentar fugir, mas as ações foram frustradas e os presos fizeram um tumulto generalizado. A ocorrência se deu por volta das 21h e os envolvidos no motim são internos do regime fechado.

Depois de conseguirem sair das celas, eles correram com escadas artesanais para o lado de fora, no intuito de atravessar a muralha de contenção. Enquanto alguns arremessavam pedras nos militares que ficam nas guaritas e fazem a guarda, outros tentavam se aproximar com as escadas improvisadas. Um dos policiais acabou sendo atingido e precisou de atendimento médico.

Em contrapartida, os militares responderam à agressão e conseguiram evitar a fuga. Os presos ainda conseguiram fazer um buraco no muro da Unidade Prisional, mas devido à ação rápida dos PMs e agentes penitenciários não realizaram a fuga. Um dos policiais conversou com a reportagem da Folha e explicou que os tiros foram todos de elastômero “bala de borracha”, portanto usaram apenas material não letal, porque o objetivo era dispersar os rebelados.

Horas depois da ação dos detentos, a situação foi controlada no presídio e os ânimos se acalmaram. O Governo do Estado não informou o número de feridos dentre os presos. Os envolvidos no plano de fuga devem ser identificados e penalizados por meio da Lei de Execuções Penais (LEP).
Em nota, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) confirmou que houve uma tentativa de fuga na noite do domingo e que na manhã de ontem, 16, foram realizados os reparos na muralha bem como a retirada das escadas artesanais. “A Sejuc ressalta que realiza ações de rotina para evitar novas fugas, em parceria com a Polícia Militar”, destacou. (J.B)