Polícia

Presidiário é preso após tentativa de fuga em moto roubada

O presidiário Wilhame Sterfane Wilson Batista, de 28 anos, que deveria estar cumprindo prisão domiciliar, foi preso no começo da madrugada de ontem, dia 5, depois de ter sido abordado pela Guarda Civil Municipal (GCM). O elemento estava armado com uma faca e em posse de uma motocicleta Yamaha/YBR, 125 cilindradas, cor preta, que havia sido roubada minutos antes de uma empregada doméstica. A ação da Guarda ocorreu na avenida Soldado PM Harison Rodrigues de Lira, no bairro Caranã, zona oeste da Capital.

Conforme os guardas, um patrulhamento estava sendo feito pela Praça Cabos e Soldados, no bairro Caranã, quando se depararam com dois elementos em atitude suspeita transitando na motocicleta. Diante da suspeita deram ordem de parada, mas a dupla tentou fugir. Depois de seguirem por algumas vias do bairro, fizeram conversão na avenida Soldado PM Harison Rodrigues de Lira e caíram depois de a moto colidir no canteiro central. Após a queda, ambos tentaram fugir correndo, mas Wilhame foi detido.

O comparsa, que não foi identificado, conseguiu despistar os guardas pulando os muros das residências próximas. Uma varredura foi feita em todo o quarteirão, mas o suspeito não foi localizado. Durante a revista, os guardas encontraram uma faca na cintura do presidiário. O indivíduo foi algemado, tendo em vista o risco de fuga e para que também fosse mantida sua integridade física, assim como da guarnição. Enquanto a ocorrência acontecia, a vítima compareceu ao local do fato e reconheceu tanto a moto como o autor do roubo que teria ocorrido alguns minutos antes em via pública.

Ele foi conduzido à Central de Flagrantes do 5º DP, onde foi ouvido pela autoridade policial e autuado em flagrante por roubo, como prevê o artigo 157 do Código Penal Brasileiro (CPB). Wilhame ficou detido numa das celas da Unidade Policial até a manhã de ontem, quando foi apresentado à Justiça em audiência de custódia.

O juizado decidiu converter o flagrante em Prisão Preventiva, considerando que o elemento já tem passagem pelo sistema prisional, descumpriu a ordem judicial de permanecer recolhido em domicílio durante a noite e por ter praticado o assalto. Ele foi encaminhado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), onde ficará à disposição da Justiça. (J.B)