Política

Presidente regional afirma que não apoiará reeleição de Suely Campos

Em entrevista exclusiva à Folha, Hiran Gonçalves deixou claro que está descontente com o grupo político a que pertence

O deputado Hiran Gonçalves, presidente do Partido Progressista em Roraima, declarou em entrevista exclusiva à Folha, que não vai apoiar a reeleição da governadora Suely Campos, integrante do mesmo partido. 

Hiran deixou claro que a vaga, se a governadora quiser continuar sendo candidata, será dela, mas que ele, enquanto presidente da sigla, vai apoiar outro candidato. “Continuo dizendo que a vaga de candidato ao Governo é uma vaga natural da governadora Suely Campos, mas eu não tenho compromisso de apoiá-la. Esse compromisso não existe”, afirmou.

Segundo o deputado federal, sua decisão de não apoiar a reeleição de Suely Campos baseia-se no fato de o governo não estar fazendo o que deveria pela saúde pública. “Ainda estou vendo para quem vai meu apoio, mas com certeza não será para Suely Campos. A tendência do deputado Hiran, do presidente do Partido Progressista, é não apoiar esse governo, porque eu sou médico, tenho uma luta tremenda pela classe médica, pelo movimento médico, pela saúde pública, pela qualidade dos serviços que se presta e realmente o que eu estou vendo é que, apesar de todo o nosso esforço, de todo o apoio que o nosso partido dá nessa questão da saúde, não tem melhorias. Então como é que eu vou numa campanha com um grupo que não prestigia aquilo que eu mais acredito, que eu mais trabalho, que eu mais me identifico, que é a saúde ?”, questionou.

O parlamentar deixou claro que a candidatura à reeleição de Suely Campos pelo partido está garantida, mas que considera a situação desconfortável. “É uma situação desconfortável para a governadora. Como vamos fazer só o tempo dirá, não sei se ela vai decidir se candidatar pelo PP mesmo tendo o presidente do partido fazendo questionamentos em relação ao seu governo. Então acho que vai ser uma situação desagradável, que teremos que resolver”, comentou.

Governadora afirma que se sente confortável no PP

Em nota, a governadora Suely Campos afirmou que conquistou o seu mandato pelo Partido Progressista e que tem o apoio irrestrito da executiva nacional e da militância do partido. “Minha permanência no PP foi conquistada ao longo de mais de 20 anos de história e me sinto à vontade e tranquila com a sigla em Roraima”, frisou.

Parlamentares anunciam saída do PP

O deputado Hiran Gonçalves (PP) confirmou que outros dois políticos, integrantes da base aliada do governo, já conversaram com ele sobre a saída do partido. O primeiro é o deputado Oleno Matos, que deixará o PP para ir para o PCdoB. “O deputado Oleno vai sair, já acertamos e não temos nenhuma ressalva sobre sua saída. Temos respeito e afinidade, somos amigos, mas ele acredita que no PCdoB ele fará uma coligação mais adequada a seus interesses, pois tem afinidade com esses partidos que tem um viés mais à esquerda na política, que ele chama de movimentos populares e que eu até tenho uma certa restrição com esse nome, pois as vezes não são tão populares assim”, disse.

Outra mudança que deve ocorrer no PP é em relação ao deputado Brito Bezerra, líder do governo na Assembleia. Ele também vai deixar o partido e deve integrar as fileiras do PDT.

Hiran Gonçalves pode ser candidato ao Senado

O deputado Hiran Gonçalves também divulgou que está analisando a possibilidade de disputar uma das vagas de Senador pelo partido. “Estou fazendo uma avaliação se vale a pena ser candidato a deputado federal ou a Senador, porque eu acho que a eleição para senador está muito aberta, muito indefinida”, analisou.

Para ele, Roraima tem muitos candidatos que dizem que vão ser candidatos, mas na realidade não vão sair e estão apenas verificando apoio ou tentando ganhar alguma vantagem com a candidatura. “Isso é um ponto de vista, e eu respeito o ponto de vista dos outros, mas é isso que eu penso. Eu estou avaliando, e se for, se eu tiver chance, se as pessoas avaliarem que o meu trabalho com esses quase 40 anos de Medicina é importante, que a minha história é o bastante, serei pré-candidato e irei disputar uma vaga de Senador”, garantiu.

Gonçalves afirmou não ter medo de fazer campanha política para um cargo sem ter certeza da reeleição. “Vou sem nenhum problema, pois não tenho medo de riscos. Eu acho que a gente pode construir um leque de candidaturas muito interessante nessa eleição, pois temos muitos candidatos a deputados estaduais e candidatos a deputados federais, com e sem mandato que querem entrar para o PP, pois o Progressista é um partido grande, um partido que tem estrutura, que eu cuido muito bem, com muita responsabilidade, e eu acho que vamos fazer uma grande campanha”, finalizou.