Política

Presidente de associação nacional visita RR em campanha por mais defensores

O presidente da Associação Nacional dos Defensores e Defensoras Públicas (Anadep), Antônio Maffezoli, visitou na tarde de ontem, 26, a redação da Folha para falar sobre a proposta da Anadep de instituir o projeto Defensoria nos Estados.

Ele mostrou-se contente com o fato de a Defensoria roraimense ter um bom contato com o governo e parlamentares e ter conseguido colocar defensores em todos os municípios, mas explicou que ainda há muito a ser feito.

“A gente tem uma campanha nacional de implementação da Emenda Constitucional 80, que determina que até 2021, tem que ter defensores em todas as comarcas do Brasil. Hoje 62% das comarcas não têm defensores. Nós resolvemos fazer esse projeto de ir aos estados, conhecer a realidade local, quantos defensores, verificar orçamento, e junto com os profissionais de cada estado, traçar estratégias de luta para melhorar as realidades que são muito diferentes”, explicou Maffezoli.

Sobre Roraima, o presidente da Associação Nacional explicou que queria conhecer a realidade local, que é um pouco diferente do restante do país. “O crescimento da Defensoria em Roraima tem sido muito bom e vem melhorando bastante nos últimos anos. Então, vim conhecer como se chegou a esse bom patamar e reforçar que, ainda que estejamos avançando, ainda se precisa melhorar mais. Apesar de estarmos em todas as comarcas de Boa Vista, no interior temos apenas um defensor e ou seja, existe um déficit muito grande e uma necessidade de ter pelo menos mais um em cada cidade”, concluiu.

Antônio Maffezoli também visitou a Assembleia Legislativa de Roraima para conhecer os programas permanentes da Casa, feitos em parceria com a Defensoria Pública. Além disso, os parlamentares roraimenses conheceram a proposta da Anadep de instituir o projeto Defensoria nos Estados.

O defensor ressaltou que a atuação da Assembleia Legislativa tem garantido benefícios à instituição, como desenvolvimentos estruturais, institucionais e melhorias salariais, o que, segundo ele, permitiu ampliar os serviços à sociedade.  “Acho que a Defensoria Pública de Roraima, com apoio da Assembleia Legislativa, é uma das melhores do Brasil. Mas ainda é possível avançar, pois falta ainda um número de defensores que permita ampliação dos trabalhos, principalmente nas comarcas do interior”, complementou Maffezoli.

Defensora pública há 15 anos, e desde 2016 à frente da associação local, Elcianne Viana destacou a importância da instituição em prol das pessoas mais carentes. “A carreira de defensor público é muito cativante, muito envolvente. A gente percebe que as pessoas nos procuram como último recurso e então temos esse olhar diferenciado”, pontuou.