Política

Presidência da Femarh passa por mudanças

As mudanças foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOERR) do dia 20 de dezembro

O Governo de Roraima exonerou o engenheiro agrônomo Gilberto Uemura da presidência da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) e o empossou na diretoria administrativa e financeira do órgão. Na mesma publicação, o Governo nomeou a servidora Luiza Maura de Faria Oliveira, que estava na mesma diretoria, e agora é presidente interina do órgão.

O decreto de exoneração dos dois servidores nº 1277-P foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOERR) do dia 20 de dezembro de 2017.

Gilberto Uemura foi uma indicação pessoal do deputado Jânio Xingu (PSL) como uma das condicionantes para que o parlamentar fizesse parte da base governista. Nos corredores palacianos, a Folha descobriu que a saída de Uemura do cargo foi a pedido de Xingu por conta da falta de tempo do presidente e do excesso de atribuições que ele tinha. Em nota, a Secretaria de Comunicação informou que a mudança de secretariado se deu por ajuste técnico de rotina.

Uemura ocupava o cargo desde o dia 5 de setembro e ficou apenas três meses na presidência. Ele já foi secretário de agricultura do Estado, e ainda aguardava aprovação da Comissão Especial Externa da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE/RR) para que ele se tornasse presidente efetivo da Femarh.