Política

Prefeitura vai concluir construção de prédio para abrigar Faculdade de Mucajaí

Prédio nunca teve a obra finalizada, mas segundo Édio Lopes a faculdade de Mucajaí é uma realidade

Há quatros anos com obras paralisadas, o prédio da Faculdade de Mucajaí, que estava tomado por mato, pode voltar a dar esperança para quem quer ter acesso à educação superior sem precisar se deslocar para longe do seu município. Uma emenda do deputado Édio Lopes (PR), no valor de R$ 1.25 milhão, alocada junto a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), pode ajudar a concluir o prédio e implantar no município a Faculdade de Mucajaí.

A Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia já emitiu nota de empenho para a Prefeitura de Mucajaí, segundo o parlamentar. Ele esclareceu que a prefeita Eroniles Aparecida Gonçalves, a ‘Nega do Édio’, já está finalizando o projeto de engenharia para conclusão da obra. “Quando ficar pronta, além do acesso à educação de qualidade aos mucajaienses, a população terá à disposição um ambiente de estudo mais acessível para jovens e adultos, uma vez que, por não precisar se deslocar a outros centros, minimizará para as famílias os gastos com o transporte para a capital ou outras localidades”, citou o parlamentar.

A Prefeitura de Mucajaí já está antecipando contatos com instituições públicas de Ensino Superior para que, quando pronto, o prédio se torne um ambiente multifuncional de ensino gratuito no município para o Ensino Técnico e Superior.

Lopes reafirmou que, apesar de a concepção original do prédio fosse uma parceria com a Universidade Estadual de Roraima (UERR), hoje a ideia da prefeitura é outra. “Hoje a concepção é que quereremos construir um prédio com emendas nossas para abrigar o ensino de terceiro grau no município. Quem vai ministrar esses cursos? Nós faremos convênios com as instituições púbicas, como UFRR [Universidade Federal de Roraima], IFRR [Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia] e a própria UERR, que já manifestaram interesse além de instituições acadêmicas de outros estados, mas a decisão é do Município, que fará os entendimentos com essas instituições”, explicou.

Por enquanto, a Faculdade de Mucajaí não tem instituição definida para parceria, mas segundo o deputado federal assim que as obras forem finalizadas, a prefeitura vai firmar acordos para a realização dos cursos.

“Quando destinei a emenda para a prefeitura construir o prédio que abrigaria o Ensino Superior, isso há alguns anos, a ideia seria a UERR assumir os cursos, mas não progrediu. A obra não ficou pronta e não foi firmado nenhum convênio. Por esse motivo, agora a prefeitura vai buscar parceiros para a implantação dos cursos por conta própria. Todos os cursos que forem disponibilizados serão gratuitos e devem necessariamente atender as demandas dos estudantes do interior. Essa é a filosofia a ser implantada em Mucajaí quando concluirmos a obra”, finalizou Lopes.