Cotidiano

Prefeitura repassa R$ 150 mil para realização da ‘Marcha para Jesus’

Convênio com a Ordem dos Ministros Evangélicos de Roraima visa garantir a estrutura para a realização do evento

A Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) assinou, na tarde de ontem, 15, o convênio com a Ordem dos Ministros Evangélicos de Roraima (Omer) para repasse de R$ 150 mil em recursos com objetivo de financiar a realização da 14ª edição da Marcha para Jesus, um dos principais eventos evangélicos do país. A cerimônia de assinatura ocorreu no auditório do Palácio 9 de Julho e contou com a presença de vereadores, secretários municipais e lideranças religiosas.

Com o tema “Minha Família, Meu Tesouro”, o evento está previsto para o dia 5 de outubro, aniversário do Estado, com a concentração dos participantes às 16h na Praça Fábio Marques Paracat, no Centro. Um dos destaques da edição deste ano é a apresentação da cantora gospel Bruna Karla.

A Prefeitura ressaltou que a verba é oriunda de recursos destinados à cultura por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec). Justificou que, mesmo com as dificuldades financeiras enfrentadas, não reduziu os valores da verba em comparação com os anos anteriores e conseguiu manter o apoio à Marcha, assim como tem feito desde 2013, quando a celebração entrou para o calendário oficial de eventos do município.

PROGRAMAÇÃO – De acordo com o presidente da Omer, o apóstolo Helton Souza, alguns detalhes da programação ainda estão sendo finalizados. “No dia anterior acontece a nossa pré-Marcha, quando as bandas locais vão se apresentar e, no dia 5 de outubro, vamos realizar o evento, no feriado do aniversário do Estado, para que as pessoas do interior, de outros estados e até de outros países possam ter tempo hábil para viajar”, disse.

Helton Souza ressaltou que o evento tem a característica de ser aberto para todas as idades e voltado para toda a família. “A Marcha tem a característica de ajuntamento de pessoas para louvar a Deus e nunca teve nenhum registro de violência ou problemas dessa natureza. É um evento para o evangélico, o católico e diversas religiões. Estamos abertos para receber todos e marchar por Jesus e para Jesus”, frisou.

O presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil e do Exterior (Omebe), Sebastião Pinho, disse que a expectativa é que o número de participantes aumente. “No ano passado nós registramos 120 mil participantes e a cada dia a Marcha vem se superando. O povo tem entendido e se disposto a participar, não só o cristão evangélico, mas todo cristão. O evento não está designado a uma religião, mas para todos aqueles que conhecem Deus e desejam honrar esse dia marchando para Jesus”.

APOIO – A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, esclareceu que, além do convênio, o Município também deve atuar na organização e segurança do evento. “É um evento que marca além de religiões, vai além de posicionamentos políticos, envolve todas as pessoas. A Marcha faz parte do calendário cultural e econômico, movimenta a cidade, todo um encontro que é muito positivo para Boa Vista. Pelo quinto ano estamos ajudando a patrocinar e torcendo para que esse ano tenha mais pessoas, que movimente a economia, que possa ocorrer com muita paz”, disse.

A celebração é um dos principais eventos religiosos internacionais e acontece anualmente em milhares de cidades ao redor do mundo. A finalidade é reunir diversas denominações cristãs em uma marcha acompanhada por um trio elétrico e shows de bandas gospel. Em Roraima, o evento acontece desde 1993 e é responsável por movimentar a cultura, turismo e economia local, já tendo contado com a presença de visitantes de outros estados, da Guiana e Venezuela. (P.C.)