Política

Prazo para tirar título de eleitor termina em 9 de maio

No mesmo dia, encerra também o prazo para transferir domicílio ou regularizar situação eleitoral

Os eleitores que pretendem votar nas Eleições Gerais de 2018 têm até 9 de maio para transferir, regularizar ou emitir a primeira via do título eleitoral. Qualquer um desses procedimentos exige a apresentação do comprovante de residência e um documento oficial com foto.

O secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima, Wanderlan Fonseca, lembra que os eleitores devem se antecipar à data limite do fechamento de cadastro para evitar as intermináveis filas que se formam nesse período. “É importante que os eleitores que necessitem ser atendidos nos cartórios eleitorais não deixem para a última hora. A experiência de anos anteriores nos mostra que nos últimos dias aumenta consideravelmente a procura e, em virtude disso, aumenta também o tempo de espera pelo atendimento. Por hora, o movimento está tranquilo, sem filas durante todo o dia, proporcionando maior comodidade para o eleitor. Não deixe para a última hora, evite aborrecimentos”, alertou Fonseca.

Esse ano, o primeiro turno das eleições acontecerá no dia 7 de outubro. Os eleitores vão votar para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. O voto é obrigatório no Brasil. Apenas eleitores que têm menos de 18 anos ou mais de 70 e mais os analfabetos têm voto facultativo, ou seja, não são obrigados a votar. As pessoas que vão completar 16 anos até o dia 7 de outubro também podem tirar a primeira via do título de eleitor.

Para transferir o título, o eleitor deve residir a pelo menos três meses no novo município. Ainda é necessário, no mínimo, um ano da data do alistamento eleitoral ou da última transferência do título.

CADASTRO – A Justiça Eleitoral Itinerante do TRE vai enviar equipes de atendimento para todos os municípios, além de reforçar as equipes de todas as zonas eleitorais, a fim de possibilitar ao eleitor melhor acesso aos serviços. Um cronograma dos serviços com data já foi divulgado. Os eleitores de Bonfim, Cantá e Normandia também podem se dirigir à sede da 5ª Zona Eleitoral, em Boa Vista.

MUNICÍPIO LOCAL DE ATENDIMENTO PERÍODO

Iracema – Sede Escola Iracema Aguiar 18 a 20 de abril

Iracema – Campos Novos Escola Manoel Agostinho 21 e 22 de abril

Iracema – Roxinho Escola José Pereira de Araújo 19 de abril

S. João da Baliza –Sede Esc. Francisco Ricardo de Macedo 18 a 21 de abril

S. J. da Baliza – Vic. 29 Esc. Cristóvão Colombo 20 de abril

Boa Vista – 1ª Zona Avenida Santos Dumont, 760, São Pedro Até 9 de maio

Boa Vista – 5ª Zona Av. Nazaré Filgueiras, 2077, Pintolândia
Até 9 de maio

Caracaraí – 2ª Zona Praça do Centro Cívico, s/n.º, Centro Até 9 de maio

Alto Alegre – 3ª Zona Rua Antônio Dourado de Santana, s/n.º, Centro Até 9 de maio

São Luiz – 4ª Zona Avenida Ataliba Gomes de Laia, s/n.º Até 9 de maio

Mucajaí – 6ª Zona Av. Padre Ricardo Silvestre, 269 – Centro
Até 9 de maio

Pacaraima – 7ª Zona BR-174, s/n – Centro Até 9 de maio

Rorainópolis – 8ª Zona Av. Francisco Reginatto, s/n.º – Parque Amazônia Até 9 de maio

Caroebe – Sede Escola Tereza Teodoro – Rua Principal, s/nº – Sede 4 a 9 de maio

Cantá – Sede Câmara R. Lúcia Eduardo Queiroz, s/nº – Centro 4 a 9 de maio

Bonfim – Sede Fórum da Comarca Rua Maria Deolinda Megias, s/nº 4 a 9 de maio

Normandia – Sede Escola Mariano Vieira Rua Beatriz Macedo, s/nº Centro 4 a 9 de maio

Amajari – Sede Câmara Municipal Avenida Tepequém, s/n, Centro 4 a 9 de maio

Uiramutã – Sede Escola Joaquim Nabuco Rua Cecy Mota s/nº, Centro 4 a 9 de maio

TIRA-DÚVIDAS
BIOMETRIA
Quem não fez a Biometria, teve o título cancelado. Portanto deve procurar o Cartório Eleitoral até 9 de maio. Eleitor que teve seu título cancelado por não fazer biometria, NÃO paga multa, exceto se tiver deixado de votar em alguma eleição.
REZONEAMENTO

Quem precisa substituir o título? Todos os eleitores que VOTAM nos 11 bairros que passaram a fazer parte da 1ª Zona Eleitoral (Asa Branca, Buritis, Caimbé, Cauamé, Centenário, Cinturão Verde, Jóquei Clube, Tancredo Neves, Caranã e União). O local de votação não mudou. Mudaram apenas as informações no documento, como o número da zona e seção eleitoral.

E-TÍTULO
Os eleitores de Roraima que possuem aparelho do tipo smartphone ou tablet não precisam ir a um Cartório Eleitoral para retirar a segunda via de seu título de eleitor. O e-Título, aplicativo que permite acessar uma via digital do documento, está disponível. Os eleitores de Boa Vista, que, em função do rezoneamento, passaram da 5ª para a 1ª Zona Eleitoral, e que puderem e quiserem baixar o aplicativo não necessitarão retirar seu documento no cartório da 1ª ZE. O e-título contém todas as informações do documento impresso, a exemplo do número da zona, seção e local de votação.