Cotidiano

Prazo para renovação de contratos do Fies encerra hoje

A previsão é que cerca de mais de 1 milhão de acadêmicos universitários restabeleçam os convênios

A renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa do Ministério da Educação (MEC), encerra nesta quinta-feira, 10. Segundo o Governo Federal, a previsão é que cerca de mais de 1 milhão de acadêmicos universitários restabeleçam os convênios.

Conforme as normas do programa, os contratos precisam ser renovados pelos estudantes todo semestre, sendo que o pedido de aditamento é inicialmente feito pelas instituições de ensino e depois, seguirá para o sistema do Fundo (SisFies) para validação.

Em Roraima, os alunos da Faculdade Cathedral também têm até o dia 10 para efetuação dos aditamentos do Fies. A orientação da instituição de ensino superior para a quitação do financiamento é que o acadêmico solicite a opção de renovação no seu sistema pessoal, no site: www.fiesaluno.mec.gov.br.

A aba pode ser acessada no campo “Encerramento”, na opção “Quitação”. “Lembrando que esta quitação é finalizada na agência bancária onde foi realizada a contratação do seu financiamento”, completa a Cathedral.

No caso de taxa de juros trimestrais em atraso, que impede que o acadêmico finalize a renovação, a recomendação é que o acadêmico compareça na agência bancária o quanto antes. “Só assim para que possa resolver esta pendência e não acabe perdendo o prazo de renovação”, informou a instituição de ensino.

COMO PARTICIPAR – A respeito dos critérios de participação do Fies, o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 a 2017, ter no mínimo 450 pontos de média aritmética e ter nota superior a zero na redação.

A inscrição é feita pela internet no site www.fiesselecao.mec.gov.br, onde o candidato passará por várias etapas até a penúltima fase, quando o candidato comparecerá na instituição em que optou, munido dos documentos comprovatórios. Caso esteja tudo correto, o candidato será encaminhado a uma instituição financeira parceira para finalizar a contratação do financiamento estudantil.

FIES – O programa do Ministério da Educação é destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitos na forma da Lei 10.260/2001. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

A partir do segundo semestre de 2015, os financiamentos concedidos com recursos do Fies passaram a ter taxa de juros de 6,5% ao ano com vistas a contribuir para a sustentabilidade do programa, possibilitando sua continuidade enquanto política pública perene de inclusão social e de democratização do ensino superior. O intuito é de também realizar um realinhamento da taxa de juros às condições existentes no cenário econômico e à necessidade de ajuste fiscal. (P.C.)