Cotidiano

Prazo para pagamento do IPTU com desconto termina hoje

Quem pagar até este dia 10 tem 10%. Depois, o imposto integral pode ser parcelado em até seis vezes.

O último dia para que proprietários de imóveis urbanos em Boa Vista paguem o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) 2018 e da taxa de coleta de lixo em Boa Vista em cota única, recebendo desconto de 10% encerra nesta terça-feira, dia 10. Os boletos para efetuar os pagamentos estão disponíveis na internet acessando o boavista.saatri.com.br.


A partir de quarta-feira, dia 11, o proprietário de imóvel na Capital pagará o imposto integral em até seis parcelas, sendo que a última deverá ser paga até 10 de dezembro. Já a taxa de coleta de lixo, se o contribuinte não optar pelo pagamento em parcela única, que também tem desconto de 10%, poderá saldar o débito em até quatro parcelas, com a última vencendo no dia 10 de outubro.


Para imprimir o boleto, o contribuinte deverá acessar o sistema de tributos do Município e preencher os campos do IPTU 2018 com número de CPF ou CNPJ para emissão do DAM (Documento de Arrecadação Municipal) referente ao IPTU e à coleta.


ISENÇÃO – O pedido de isenção pode ser solicitado até dia 31 de julho. Estão isentos do pagamento do tributo todos os aposentados e pensionistas que comprovem dispor de renda mensal de até 1.220 UFMs (Unidades Fiscais do Município) ou R$ 3.513,60. A atualização da UFM é de R$ 2,88. Para obter o benefício, o aposentado ou pensionista precisa comprovar que é dono de um único imóvel, usado como residência própria.


Além dos aposentados e pensionistas, estão também dentro da faixa de isenção do IPTU os contribuintes que tenham um imóvel com área construída de até 60 metros quadrados em terreno de até 500 metros quadrados, independentemente da faixa de renda. O imóvel precisa, no entanto, ser único em nome do contribuinte e destinado exclusivamente à moradia própria.


Os beneficiários da isenção devem dar entrada ao processo e entregar a documentação exigida na sede da Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças. Os recursos arrecadados com o IPTU são investidos na manutenção da máquina pública do município. Do total arrecadado, 25% são destinados à educação; 16,5% vão para a saúde e 5%, para assistência social.