Cotidiano

Prazo para municípios se adequarem ao Mapa do Turismo finda sexta-feira

O prazo para que os municípios de Roraima se adequem ao Mapa do Turismo Brasileiro, programa que serve de base para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas às comarcas participantes, encerra-se na sexta-feira, 31. Atualmente, apenas cinco cidades do Estado fazem parte do projeto: Caracaraí, Mucajaí, Amajari, Bonfim e Boa Vista.

O diretor do Departamento Estadual de Turismo, Ricardo Peixoto, disse que o Estado está trabalhando para que os outros 10 municípios se adequem ao projeto. “É uma conquista de suma importância, afinal, as cidades contempladas pelo Mapa podem receber recursos do Governo Federal para investir no setor turístico. Aqueles que pretendem acompanhar o projeto têm até o final deste mês para se adequar”, afirmou.

No início deste mês, a Prefeitura de Alto Alegre assinou um decreto para a criação do Conselho Municipal de Turismo. “Este é o primeiro passo para estar no Mapa do Turismo Brasileiro. Mas restam outros fatores que devem ser obedecidos. Os prefeitos precisam mostrar interesse em investir no setor”, frisou.

Para fazer parte do Mapa é necessário seguir alguns critérios como: possuir uma secretaria de turismo ou ter um setor de turismo incluso em alguma secretaria, ter previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) valores destinados ao turismo e possuir um conselho instituído. “Outro ponto importante é a transparência pública. É necessário que o município gere um relatório sobre os projetos e convênios que tratam sobre ações no turismo que deram certo ou não, com os devidos motivos técnicos”, explicou.

A adequação dos municípios ao Mapa poderá contribuir para a economia do Estado. “O turismo é uma área que abrange 54 atividades econômicas, ou seja, influencia no mercado local. Além de beneficiar o setor hoteleiro, bares, restaurantes e outros segmentos. Ou seja, é algo que gera emprego e renda, contribuindo para o cunho financeiro do Estado”.

Atualmente, a rede hoteleira da Capital apresenta 80% de ocupação. “Isso mostra o quanto precisamos expandir o fluxo turístico para o interior do Estado, já que Boa Vista tem um bom fluxo em relação ao turismo. Os municípios precisam se adequar o mais rápido possível”, concluiu Peixoto.

MAPA – Em Roraima, há três regiões turísticas. Na região “Roraima, a Savana Amazônica”, principal rota de visitantes no Estado, estão inseridos os municípios de Boa Vista, Bonfim (Leste do Estado) e Mucajaí (Centro-Oeste).

Na região denominada “O Extremo Norte do Brasil” está o Município de Amajari (Norte), no entanto, Alto Alegre (Centro-Oeste) deverá fazer parte desse roteiro. Ao Sul do Estado, área com densas florestas e cursos d’água, está a região turística “Águas e Florestas da Linha do Equador”, onde está incluído, até agora, somente o Município de Caracaraí. (B.B)

Publicidade