Cotidiano

Postos de saúde registram aumento de pacientes com problemas respiratórios

Transtornos foram causados pela frequente poeira em razão de obras na região

Um grande número de pessoas com problemas respiratórios tem procurado os postos de saúde e o hospital regional Sul Ottomar de Sousa Pinto à procura de atendimento por conta da enorme quantidade de poeira que tem circulado pelos céus da cidade de Rorainópolis, região Sul do Estado.

Os problemas registrados nos centros de atendimentos aos pacientes, quase sempre são relacionados à problemas respiratórios e pulmonares pelo excesso de poeira decorrente de obras de saneamento básico e de confecção de calçadas e meios fios que vem sendo realizadas na região a mais de um ano, e que vem, além de causar transtorno aos moradores, prejudicando a saúde dos moradores, que, segundo estimativa feita por representantes no Hospital da cidade, são, na sua maioria, crianças entre 3 a 13 anos de idade.

Segundo relato dos pais das crianças, a quantidade de poeira é tamanha que vem afetando a saúde seus filhos, que vem sendo os maiores prejudicados com a nuvem de poeira que em grande parte da cidade.

De acordo com o autônomo José Pontes da Cunha, que é pai de três filhos, que estão tendo problemas por causa da poeira, nem com o fechamento da casa evita o acúmulo de pó dentro da casa.

“Tenho três filhos pequenos, e lá em casa estão todos doentes, com muita tosse e dor de garganta, perdendo as aulas. Moramos em casa de madeira, e mesmo que fechemos toda a casa, quando amanhece o dia, ela tem uma crosta por todo o chão e por cima dos móveis, e tenho certeza que isso tem prejudicado a saúde de meus filhos, sem falar na sujeira que fica”, disse.

Para os moradores, medidas simples por parte da empresa responsável pelas obras, poderiam evitar maiores complicações à saúde de toda a população, como a utilização de carros pipa para jogar água nos locais mais afetados pelo excesso de poeira.

OUTRO LADO – A Prefeitura Municipal de Rorainópolis informou por meio de nota que está trabalhando para sanar os transtornos causados pelas obras.