Cotidiano

Posto de Identificação Avançado de Caracaraí está emitindo documentos

Próximas cidades beneficiadas serão: Pacaraima, Rorainópolis, Amajari e Alto Alegre

As pessoas que moram nas Regiões do Baixo Rio Branco, Iracema, Vista Alegre e Caracaraí vão poder tirar o documento de identidade no próprio município, sem precisar se deslocar até a capital para ter acesso ao serviço.

Antes, para quem mora no interior e precisava tirar a carteira de identidade, documento essencial para todo cidadão se deslocar ou realizar qualquer procedimento, precisava viajar até Boa Vista, pagar deslocamento, hospedagem e alimentação, além de ter que esperar até 90 dias a partir da data de solicitação, para poder receber o documento.

Agora, com um sistema revolucionário em termos de tecnologia, e a aquisição da plataforma Afis Dermalog – este prazo caiu para 10 dias úteis. O Posto de Identificação é permanente e funciona como uma Casa de Cidadania. A intenção é implantar em outros municípios.

Para o diretor do Instituto de Identificação de Roraima, Amadeu Triani, a implantação dos postos significa um grande passo para a Polícia Civil de Roraima, que estará contribuindo para a população do interior do Estado de forma mais eficiente e principalmente por descentralizar o atendimento na Sede do Instituto aqui em Boa Vista que sempre trabalhou atendendo a demanda de todo Estado.

“Este projeto de implantação dos postos de atendimento teve início em 2015 e só agora estamos colhendo os frutos e tendo resultados positivos. Isso é um avanço em relação à cidadania. Nós estamos caminhando para a modernização, o que significa oferecer um atendimento de excelência a população”, disse Amadeu.

Dois servidores já estão sendo treinados e atendendo a população no local. Estão sendo feitos em média 20 atendimentos ao dia no horário de 08h às 14h e a inauguração oficial do Posto, está prevista para o dia 26/01.

1ª VIA GRATUITA – Para tirar a primeira via da carteira de identidade, o cidadão não precisa pagar nada. É exigido apenas a Certidão de Nascimento ou Casamento; Para o Brasileiro naturalizado – Certidão de Naturalização; Todos os documentos originais devem ser apresentados legíveis, sem emendas e sem rasuras. Lei nº 7.116/1983, Art.9.

2ª VIA PAGA – Para solicitar a segunda via da carteira de identidade, além de apresentar a Certidão de Nascimento, ou Casamento, apresentar também o pagamento da taxa vigente pela SEFAS/RR; A reimpressão de documento borrado é isento de custo.