Cotidiano

Posto da Guarda Municipal está há uma semana sem energia

O posto da Guarda Civil Municipal (GCM) e três quiosques de venda de gêneros alimentícios localizados na Praça da Bandeira estão há uma semana sem energia por conta de um desligamento efetuado pela Eletrobras. Segundo relato de usuários que, preferiram não serem identificados, o motivo seria a não aferição do consumo de energia nos locais há cerca de dois anos.

Um dos comerciantes que conversou com a Folha relatou que, além dos guardas municipais estarem no escuro, o acesso à internet que é disponibilizado pela Prefeitura de Boa Vista também está indisponível por conta do desligamento do fornecimento de energia.

“Nós que possuímos box de venda de alimentos é que estamos ajudando os guardas municipais com o fornecimento de água potável para o consumo e, quando necessitam, utilizam os nossos banheiros. Esta situação já era pra ter sido resolvida, pois fez uma semana que está tudo no escuro, bem como os outros vendedores que também estão no prejuízo por conta do fechamento dos locais pelo desabastecimento de energia”, comentou.

Um dos guardas municipais disse à Folha que a guarnição fica no local até as 21horas e depois é realocada para outra praça. “Estamos sem água gelada pra beber, tendo que ficar em um calor insuportável durante o dia. Alguns colegas estão se recusando a executar serviço neste posto em decorrência desta situação. A alegação da Eletrobras é que o corte foi efetuado por conta da indisponibilidade de um contador pra aferir o consumo. Ainda bem que o local é tranquilo e não oferece nenhum risco, mas mesmo assim estamos expostos a esta situação de insalubridade, sem ter água para beber, dependendo da solidariedade dos donos de quiosque”, comentou.

PREFEITURA – Em nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que vai enviar uma equipe da iluminação pública ao local para averiguar a situação e que a Guarda Civil Municipal já solicitou a ligação definitiva da energia da guarita da Praça da Bandeira, mas até o momento não foi atendida pela Eletrobras.
Com relação aos quiosques, disse que eles são de responsabilidade exclusiva dos permissionários. “Nesse caso, eles terão que regularizar sua situação junto a Eletrobras”, alegou.

ELETROBRAS – A Eletrobras informou que a unidade consumidora da Prefeitura de Boa Vista havia solicitado a ligação de energia, entretanto encontrava-se em desacordo com as normas técnicas e foi orientada a adequar o padrão de medição primeiramente. No momento da vistoria, a equipe de fiscalização da distribuidora verificou que o local estava ligado à revelia da empresa, sem a adequação exigida e por esse motivo realizou a suspensão do fornecimento. (R.G)