Cotidiano

Poste de energia pega fogo e moradores sofrem com novo apagão; veja vídeo

Pelo menos 15 quedas de energia em sequência foram registradas em vários bairros da zona Oeste, o que deixou moradores indignados

Exatamente um mês após o anúncio de que os consumidores roraimenses pagariam 35% a mais nas tarifas de energia elétrica- o segundo reajuste em menos de um ano- várias bairros da zona Oeste de Boa Vista registraram, no final da noite de ontem, 30, um novo apagão com várias quedas de energia em sequência.

A Eletrobras Distribuição Roraima ainda não deu detalhes sobre o que pode ter ocorrido dessa vez, mas a causa da nova oscilação na energia pode ter sido a explosão de um transformador de energia na avenida Ataíde Teive, no bairro Asa Branca, zona Oeste. Veja o vídeo:

O apagão iniciou por volta das 23h e a energia foi restabelecida minutos depois, mas pelo menos 15 quedas de energia foram registradas em sequência nos bairros Asa Branca, Jóquei Clube, Cinturão Verde, Centenário, Caimbé e Pricumã.

Consumidores ficaram revoltados com a situação e temeram pela queima de eletrodomésticos.

“Tarifa altíssima para um serviço péssimo. Não temos o mínimo, que é o respeito com clientes que pagam e pagam caro. Já foram mais de dez quedas de energia, sem falar nas oscilações e, claro, muita raiva. Tamanha onze e meia da noite e á gente tem que enfrentar essa falta de respeito”, disse à reportagem da Folha uma moradora do bairro Centenário.

Para a energia voltar, o Parque Térmico, que possui quatro termelétricas onde são gastos cerca de R$ 1 milhão por mês apenas com combustível, teve que ser ativado.

INSTABILIDADE- Contando com a queda de energia registrada ontem, foram quase 40 apagões só este ano, a maior parte deles ocorreram devido a problemas nas linhas de transmissão vindas da Venezuela com o desligamento automático na Linha de Transmissão Macágua-Las Claritas com interrupção total do sistema.

ARROCHO- Desde o dia 1º de novembro, os 140 mil consumidores do Estado estão pagando 35,26% a mais nas tarifas de energia devido a reajuste aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) após solicitação da Eletrobras Distribuição Roraima. No mesmo período do ano passado, o aumento foi de 40,33%. Ou seja, em um ano, os roraimenses sofreram arrocho nas contas de luz acima de 75%.