Cotidiano

Populares reclamam de brinquedos quebrados e risco para as crianças

Frequentadores da Praça da Bandeira, localizada na Avenida Getúlio Vargas, no bairro São Pedro, zona leste, reclamam da situação dos brinquedos e espaço infantil do local. Segundo eles, o playground apresenta sinais de uso, com peças quebradas e faltando nos locais que serviriam de apoio para as crianças, o que pode acarretar em risco de acidentes.

“A praça já está toda deteriorada, faltando as borrachas que forram o chão da pracinha”, disse um frequentador. “Os brinquedos infantis estão todos quebrados, alguns faltando tábuas, tornando o local perigoso. Várias crianças já se machucaram”. A Folha esteve no local e constatou o problema.

O espaço destinado ao público infantil apresenta sinas de desgaste e necessitando de manutenção, como, por exemplo, a falta de barras de apoio nas gangorras, tábuas nas casas de madeira para crianças que gostam de escalar e esponjas de amortecimento. Porém, outros pontos de uso comum continuam funcionando em boas condições, como as lanchonetes, quadras de futebol e banheiros públicos, tanto o feminino, quanto o masculino.

PREFEITURA – Sobre os brinquedos da Praça da Bandeira, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente da Prefeitura de Boa Vista (PMBV) informou que a manutenção do playground já está na programação das equipes para a próxima semana. “A manutenção dos espaços públicos é feita por meio de um cronograma e conforme a necessidade”, frisou a nota.

Ressaltou que, caso o público usuário das praças se depare com depredação do espaço, basta acionar os órgãos competentes para denúncia. “A população deve colaborar cuidando do patrimônio público e denunciar os atos de vandalismo. Basta ligar para os números 156 (Central de Atendimento da Prefeitura de Boa Vista), 153 (Guarda Civil Municipal) e 190 (Polícia Militar) e informar o ato, que as medidas cabíveis serão tomadas”, complementou.

PRAÇA – Com 78 anos de existência, a Praça da Bandeira foi totalmente revitalizada em 2015 e foi a primeira a ser entregue à população, após a iniciativa da Prefeitura de reforma de outros sete espaços. A parte histórica da praça foi mantida com o Monumento à Bandeira Nacional preservado e revitalizado com a construção de um memorial.

A reforma custou R$ 1,7 milhão, proveniente de convênios entre a Prefeitura e o Ministério da Defesa. Hoje o espaço conta com uma academia ao ar livre, cobertura na antiga quadra poliesportiva, uma quadra de tênis, playground para crianças, acesso ao Wi-Fi, espaço para alimentação, posto de vigilância da Guarda Municipal, iluminação com lâmpadas de LED e banheiros públicos, todos seguindo as normas de acessibilidade para portadores de necessidades especiais. (P.C.)