Cotidiano

Populares protestam contra imigração de venezuelanos. Veja vídeo e fotos

Manifestação dá continuidade ao que ocorreu na tarde de ontem em Mucajaí

Moradores de Pacaraima fizeram um protesto, que reuniu centenas de pessoas, na tarde dessa terça-feira (20), contra a presença de imigrantes venezuelanos no município.

Com pouco mais de 10 mil habitantes, o município faz fronteira com a Venezuela e é porta de entrada dos refugiados que entram no Brasil fugindo da crise política, social e econômica do país vizinho.

De acordo com a moradora Waldenora Maia, a cidade não consegue atender a demanda da imigração, e por conta disso, os moradores sofrem com a falta de água, de medicamentos e vagas no hospital e postos de saúde do município, além de ter que lidar com o aumento da violência.

“A população de Pacaraima, indignada, devido o único Ginásio de Esporte ser ocupado pelo exército brasileiro para fazer a triagem dos venezuelanos, resolveu fazer uma manifestação pacífica protestando contra esse ato, pois está tirando umas das poucas opção de lazer da juventude, e por entenderem que poderemos colocar em risco as crianças que estudam na Escola ao lado, com doenças transmissíveis” disse.

Segundo ela, outros moradores reinvidicam pelo uso do Palco do Micaraima. “Os ocupantes daquele espaço bebem e fazem desordem e causam medo nos moradores ao redor e nos que trafegam pelo local. Sobre a Saúde o fluxo aumentou, na educação consequentemente, e a segurança é insuficiente. Não somos contra venezuelanos, somos contra os venezuelanos vândalos que deveriam ser deportados para o país deles” disse.

A manifestação dá continuidade ao protesto que ocorreu na tarde dessa segunda-feira no município de Mucajaí, quando os moradores protestaram pedindo justiça para a morte do brasileiro Eulis Marinho de Sousa, de 49 anos.

O CASO – Na madrugada de domingo, 18, dois homens foram mortos após se envolverem em uma briga numa casa de festas em Mucajaí. O brasileiro Eulis Marinho de Souza, de 49 anos, e o venezuelano Luiz José Figueira Gullen, de 19 anos, morreram vítimas de facadas. Três venezuelanos foram presos suspeitos do crime.

Veja o video: