Cotidiano

População reclama de abastecimento precário em Rorainópolis

Moradores do município de Rorainópolis, localizado ao Sul do Estado procuraram a reportagem da Folha para reclamar da situação de falta de água rotineira, que vem ocorrendo em toda a cidade. De acordo com informações dos reclamantes, os bairros mais afetados pelo desabastecimento são Campolândia, Suelândia, Novo Brasil, Cidade Nova e Portelinha.

Segundo os relatos, a agua chega a faltar toda semana. “É frustrante para todas as pessoas que não tem condições de ter um poço artesiano em casa, e ter que depender da água fornecida pela Companhia de Água e Esgoto de Roraima (Caer). Não estamos aqui para exigir nada além do que nos é garantido por lei, que é, ter uma qualidade de vida minimamente decente”, informou um morador que preferiu não se identificar.

 

Ainda, conforme os moradores, a interrupção no fornecimento de água, tem sido mais constante após o período de chuvas que ocorreram na cidade em agosto e agora em setembro o serviço continua precário.

OUTRO LADO- A Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) informou por meio de nota que, por conta das constantes quedas de energia, registradas no Sul do Estado, no início do mês de setembro, o sistema de captação e distribuição de água ficou comprometido, pois quando ocorre problemas no fornecimento de energia elétrica, automaticamente o abastecimento de água é comprometido.

A Caer ressaltou ainda que, no dia 8 de Setembro, ocorreu uma pane elétrica na bomba de captação e foi necessário realizar no dia 9, a troca do quadro de comando e, que após a conclusão da manutenção corretiva, o abastecimento foi normalizado, no dia seguinte, 10.

A Companhia esclareceu que nesta quarta-feira, dia 13, foi necessário fazer a manutenção corretiva em uma outra bomba, utilizada no poço artesiano, localizado no bairro Monte Roraima. Por isso o abastecimento ficou comprometido apenas neste local.

A Caer ressaltou que, os outros nove poços artesianos que atendem o município de Rorainópolis estão operando normalmente, além da ETA, que complementa o abastecimento de água na localidade.

A Caerr informou que, está tomando as providências necessárias para solucionar o problema e garantir a normalização total do serviço. A previsão é que até o final da manhã desta quinta-feira, 14, os trabalhos sejam concluídos.