Cotidiano

População do Baixo Rio Branco recebe atendimentos médicos

A população de 15 comunidades ribeirinhas do Baixo Rio Branco, localizadas em Caracaraí e Rorainópolis, receberá a Caravana do Povo. Serão ofertados mais de 70 serviços, entre consultas médicas, emissão de documentos, educação, exames e orientações. Essa é a terceira vez que a ação percorre os rios do sul do Estado. A equipe de Governo do Estado se desloca no domingo, dia 27, e a ação inicia no dia 29 de maio, com duração de duas semanas.

Dessa vez, a equipe da Caravana será composta por servidores das Secretarias de Educação e Desporto (Seed), de Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), da Saúde (Sesau), Agência de Desenvolvimento e da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos(Femarh).

“Mais uma vez o nosso governo está levando ações sociais para os lugares mais longínquos do Estado, onde o acesso se dá somente por meio de barcos. A nossa missão é levar cidadania e dignidade a essas pessoas, com atendimentos médicos, educação e lazer”, ressaltou a governadora Suely Campos.

Nessa edição da Caravana do Povo, a Sesau vai oferecer os serviços de ginecologista, pediatra e cardiologista. Além disso, serão entregues os resultados de exames ginecológicos realizados na última Caravana, juntamente com a medicação para o tratamento das pacientes. Também será feita a entrega de óculos.

“Na primeira vez que levamos as ações da Caravana do Povo ao Baixo Rio Branco, foi percebida a carência dos ribeirinhos referentes aos serviços de saúde. Por conta do difícil acesso à região, o que impede muitos dos moradores de virem até a cidade, o governo decidiu retornar à localidade, para garantir mais qualidade de vida a todos”, ressaltou o coordenador da ação, Adolfo Brasil.

OUTRAS AÇÕES – A equipe da Seed vai atuar na implantação da modalidade do Ensino Médio nas comunidades da Terra Preta e Caicubí; e Educação de Jovens e Adultos/ 3º segmento na Comunidade Cachoeirinha. Será verificada in loco a necessidade de implantação de novos segmentos educacionais nas comunidades de Santa Maria do Boiaçu, Vila Sacaí, Vila Remanso e Vila Itaquera.

A Setrabes e a Desenvolve-RR vão fazer a entrega de 40 equipamentos, que foram adquiridos pelos ribeirinhos da Comunidade Santa Maria do Boiaçu, por meio da linha de crédito do Programa Balcão de Ferramentas. Será feito também o pré-cadastro e cadastro de novos beneficiários do programa.