Polícia

Polinter prende acusados pela Justiça por estupro e receptação

Na última quinta-feira, dia 22, agentes da Delegacia de Polícia Interestadual (Polinter), sob a coordenação do delegado Uziel de Castro, cumpriram dois mandados de prisão. O primeiro a ser preso foi Edinando Nogueira Rodrigues, de 35 anos, no bairro Nova Canaã, zona oeste. 

Edinando é conhecido vulgarmente como “Nando”, “Rodrigo” ou “Paraquedas” e foi condenado a oito anos de reclusão em regime inicial semiaberto pela prática do crime, à época capitulado no art. 213, parágrafo 1º do Código Penal Brasileiro (CPB), sendo estupro na modalidade atos libidinosos, qualificado em razão de a vítima ser maior de 14 e menor de 18 anos de idade. A sentença foi decretada pela Vara de Crimes Contra Vulneráveis da Capital.

O outro mandado, dessa vez de prisão preventiva, foi cumprido na contenção da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) contra V.C.A, de 28 anos, vulgo “Jhony” ou “Maranhão”, o qual é processado na 1ª Vara Criminal de Boa Vista. Segundo a Polinter, horas antes, Jhony, juntamente com outros três indivíduos foram autuados em flagrante delito na Delegacia de Polícia Civil de Amajari, pelos crimes de receptação (motocicletas roubadas) e associação criminosa, conforme artigo 180 associado ao artigo 288 do CPB.

Um terceiro elemento, que foi comparsa de Jhony na prática do crime, 18 anos, vulgo “Pereirão”, foi flagranteado na mesma ocasião por roubo majorado e tentativa de latrocínio contra um idoso (crime ocorrido no dia 21 deste mês, na Vicinal Tronco, P. A. Tepequém, Vila Maracá. Ele também era procurado pela justiça local, por força de mandado de prisão (cumprido por outra unidade da Polícia Civil na capital), sendo que todos eles tiveram suas prisões em flagrante convertidas, em audiência de custódia, em prisões preventivas e depois foram encaminhados ao sistema prisional. “Nando” foi submetido a exame de integridade física no Instituto de Medicina Legal (IML) e, posteriormente, recolhido à Cadeia Pública de Boa Vista (CPBV). (J.B)