Polícia

Policiais encontram túnel de 70 metros na Penitenciária

O túnel iniciava de dentro de um vaso sanitário e já tinha ultrapassado tanto a muralha quanto a cerca elétrica

Os presos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) continuam na missão incessante de fugir. Na manhã de ontem, dia 21, mais um túnel foi encontrado na unidade prisional, quando por volta das 8h30 cerca de 150 homens da Polícia Militar e Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) realizaram uma revista geral que resultou no descobrimento de um túnel de 70 metros de cumprimento. Esta foi a oitava escavação encontrada somente este ano.

Para chegar ao local exato da escavação, a Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) e o Departamento de Informação e Inteligência (DII), da PM, fizeram um levantamento apurado sobre o trabalho que os presos vinham efetuando para tentar mais uma fuga, prevista para o final de semana passado. Para frustrar a fuga, a Sejuc e a PM reforçaram o perímetro externo da unidade prisional, com a finalidade de que os detentos recuassem a execução do plano no fim de semana.

O túnel acabou sendo localizado na ala 7 da unidade prisional, tendo como ponto inicial a área do banheiro de uma das celas. A destruição do túnel foi feita por uma retroescavadeira. O material retirado da escavação também foi limpo de dentro da Penitenciária.

“A ação de busca pelo túnel durou cerca de sete horas e o resultado foi bastante positivo e só foi possível graças à ação conjunta dos órgãos envolvidos, evitando com isso que uma fuga pudesse ocorrer naquela unidade prisional. Esse é o oitavo túnel localizado na Pamc somente este ano”, destacou a Sejuc.

A operação foi coordenada pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC) e executada pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), que utilizou todas as suas companhias (Gate, Força Tática, Canil e Choque) e contou ainda com apoio de policiais Militares da Companhia Independente de Policiamento de Guarda (CIPG) e alunos do curso de formação de sargentos-músicos e combatentes da PM, além de agentes da Dicap e agentes penitenciários.

A Secretaria de Justiça e Cidadania esclareceu em nota que o túnel havia ultrapassado as duas contenções, a muralha e a grade eletrificada. Informou ainda que já foi feito o fechamento do túnel e ressalta que está tomando as providências cabíveis para identificar os envolvidos na cavação do túnel. Ao serem identificados, os envolvidos responderão dentro do dispositivo da Lei de Execuções Penais.

A Sejuc já investiga se a causa da morte do interno Judson Cunha Evangelista, ocorrida na noite da última sexta-feira, dia 18, tenha sido durante a escavação do referido túnel, uma vez que, segundo informações, ele teria passado mal com a baixa oxigenação existente no local. (J.B)