Polícia

Policiais do 5º DP paralisam, e ladrões furtam no 4º Distrito

Sem condições de trabalho por causa de uma fedentina causada por falta de água, servidores não tiveram outra alternativa senão cruzar os braços

Na manhã desta sexta-feira, 27, assim que chegaram ao prédio do 5º Distrito Policial, localizado no Distrito Industrial, zona Sul de Boa Vista, os agentes de polícia, escrivães e delegados decidiram ficar do lado de fora do prédio que, segundo eles, se tornou uma fedentina. As portas ficaram fechadas. “Não temos condições de trabalhar com esse mau cheiro insuportável. Não consigo me concentrar nas tarefas. Quem acha que estamos mentindo pode chegar ao 5º DP e comprovar, por isso cruzamos os braços”, disse uma agente de polícia.

De acordo com as informações dos policiais, a bomba d’água do poço havia queimado há três dias e nenhuma providência foi tomada para resolução do problema. “Já pedimos o conserto e informamos à Delegacia-Geral sobre o problema, inclusive a equipe que presta o serviço de manutenção para a Polícia Civil também foi informada, mas até agora ninguém veio resolver nossa situação”, frisou outro policial.

O total de servidores que atuam no 5º DP e na Central de flagrantes, que funcionam no mesmo prédio, à margem do trecho sul da BR-174, soma cerca de 52 pessoas. “O fedor se espalhou tanto na parte de cima quanto no primeiro piso, porque estamos usando os banheiros há três dias sem dar descarga por falta de água. Então, não temos outra opção a não ser sentar do lado de fora, fechar todas as portas e cruzar os braços”, ressaltou outro servidor.

Os policiais informaram que, ainda na manhã de ontem, o sindicato que representa a categoria procurou a delegada-geral Haydée Magalhães para relatar o fato e pedir a substituição da bomba. “Enquanto não resolverem a questão, vamos ficar do lado de fora do prédio”, reforçou o policial.

Quem precisou fazer registro de Boletim de Ocorrência (B.O) foi orientado a procurar a delegacia mais próxima que, neste caso, é o 2º Distrito Policial que fica no bairro Liberdade, zona Oeste da Capital.

GOVERNO – Por meio de nota, o Governo do Estado informou que uma equipe de técnicos da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) estava executando a substituição da bomba queimada, no 5º DP, que é abastecido por meio de poço artesiano da própria instituição. “A demora ocorreu devido a um problema de ajustes no local que abriga a bomba, mas já foi solucionado e ainda ontem o abastecimento foi restabelecido”, frisou. (J.B)

Ladrões furtam bicicletas que estavam apreendidas no 4º DP

A Central de Materiais Apreendidos (CMA) do 4º Distrito Policial, que fica no bairro Santa Teresa, zona Oeste de Boa Vista, teve duas bicicletas furtadas na segunda-feira, 23. O caso só foi divulgado na manhã de ontem (27) à imprensa. Os bandidos audaciosos conseguiram quebrar a corrente e levar os transportes que estavam a três metros da entrada da delegacia.

As duas bicicletas foram furtadas do pátio externo do DP, uma de cor azul e outra de cor prata. Para violar a corrente, os ladrões também quebraram o cadeado. Os agentes plantonistas disseram que não se responsabilizam pelas motos e bicicletas que estão apreendidas. “Nós já informamos várias vezes aos nossos superiores e nunca fomos atendidos. A única corrente que dá uma certa segurança para esses materiais foi comprada por um servidor faz mais de um ano”, destacou um policial.

Os policiais civis informaram que atualmente não tem espaço disponível e nem local adequado para guardar os veículos apreendidos. “Quando os materiais chegam, a gente pede para voltar porque falta espaço”, ressaltou outro policial.

Os agentes revelaram que já sugeriram usar prédios ou pátios abandonados que são de responsabilidade do Estado, para guardar os materiais que ainda não foram restituídos aos proprietários ou aqueles que aguardam ordem da Justiça para liberação, mas até hoje não tiveram uma resposta favorável da administração estadual. (J.B)