Cotidiano

Policiais civis vão discutir paralisação

Assembleia da categoria na próxima quinta-feira vai definir se será realizada paralisação por melhores condições de trabalho

Uma assembleia geral que será realizada na próxima quinta-feira, 18, decidirá sobre a paralisação de advertência dos policiais civis no Estado, que cobram do governo melhorias nas condições de trabalho, pois estariam realizando as atividades em situação precária. A categoria alega inúmeras deficiências na estrutura de suporte das delegacias, entre elas péssimas condições dos prédios; falta de limpeza interna e externa; escassez de recursos humanos, papiloscopistas, escrivães e agentes de polícia; carga horária de trabalho excessiva; coletes balísticos vencidos; falta de viaturas adequadas com cela para transporte de presos e falta de água para beber nos distritos policiais.

Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Roraima (Sindpol), José Nilton, os agentes estão imunes à resolução dos problemas no dia a dia da instituição. “A gente sempre pensa na questão do cidadão, que com certeza vai ficar prejudicado, mas não é por causa disso que vamos deixar de reivindicar nossos direitos”, disse.

Ele afirmou que a categoria está “no fundo do poço” e que os problemas vêm se acumulando há anos. “Sabemos que isso não vai ser solucionado de uma única vez, porque são problemas antigos que vêm se arrastando. Precisamos fazer com que a Polícia Civil tenha condições de fazer frente com a criminalidade”, destacou.

Conforme Nilton, 100% da categoria deve aderir à paralisação, o que atingirá também os municípios do interior. “Nós precisamos chamar a atenção dos poderes para essa problemática. Queremos sentar para fazer um planejamento e cobrar que isso seja executado. Na assembleia, vamos tratar dessa falta de infraestrutura e decidir quanto tempo irá durar a paralisação”, explicou.

Governo diz que já se reuniu com o sindicato da categoria

Em nota, o Governo do Estado informou que, no dia 5 de fevereiro, o secretário Chefe da Casa Civil, Oleno Matos, esteve reunido com o presidente do Sindpol, José Nilton Pereira, e o vice-presidente Leandro Almeida, para ouvir as reivindicações da categoria. Participaram do encontro, o secretário estadual de Fazenda, Shiska Pereira, e a coordenadora geral do Tesouro Estadual, Aline Lira.

Na ocasião, Nilton explanou sobre as condições de trabalho dos agentes de Polícia Civil e demandas salariais ajuizadas desde 2007 com transitado em julgado que não foram atendidas. O resultado das reuniões com os secretários estaduais será levado para a categoria no dia 18 de fevereiro, durante a assembleia geral.

O secretário Chefe da Casa Civil, Oleno Matos, apresentou as medidas administrativas que estão sendo adotadas diante das reivindicações dos policiais civis por meio do Sindicato. E ressaltou a importância do diálogo com a categoria na busca de mecanismos que resolvam os problemas apresentados.

“A partir desta reunião vamos fazer um levantamento junto à Segad [Secretaria Estadual de Gestão Estratégica e Administração] e à PGE [Procuradoria-Geral do Estado] para verificar as possibilidades do Estado, a partir da situação orçamentária e financeira que vivemos, para que possamos implementar aquilo que for realmente devido aos servidores. Na próxima semana teremos mais uma reunião com o Sindicato para avançar neste diálogo”, disse.

O impacto financeiro dos pedidos feitos pelo Sindicato também serão avaliados pela Secretaria Estadual de Fazenda a partir da aprovação do orçamento para o exercício 2016. “Precisamos avaliar também o cronograma de desembolso e toda a situação financeira do Estado para que possamos dar uma resposta de acordo com as condições orçamentárias do Poder Executivo”, disse o titular da Pasta, Shiska Pereira. (L.G.C)