Cotidiano

Polícia afirma que quadrilha atuava em outros Estados

Investigações não apontam participação de servidores do Detran; Uma empresária foi presa

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira, 26, a Polícia Civil voltou a alertar a população sobre a prática de um golpe envolvendo nome de servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran).

Além da delegada Geral da Polícia Civil, Edinéia Chagas, a entrevista contou com a presença do diretor presidente do Detran, Titonho Beserra, e o adjunto da Delegacia de Repressão a Crimes contra a Administração e Serviços Públicos (DRCAP), delegado Rodrigo Gomides.  

Até o momento, as investigações apontaram a participação de quatro pessoas no golpe, entre elas uma empresária. Dois dos envolvidos já foram processados criminalmente por corrupção ativa, segundo informou a delegada Geral da Polícia Civil, Edinéia Chagas.

“Essas duas pessoas foram flagranteadas, já foram processadas, mas vão responder processo em liberdade porque pagaram fiança. Apesar disso, fica o alerta para a população sobre esse tipo de situação. Se você tem dívida no Detran, procure o órgão e resolva a questão de forma justa”, disse.

Um dos responsáveis por conduzir as investigações, o delegado Rodrigo Gomides explicou que o processo de apuração do crime foi iniciado há cerca de seis meses, após a divulgação das primeiras denúncias. A Folha, inclusive, já havia feito alertas em relação à prática do golpe. Além de moradores da capital, há indícios ainda da participação de pessoas de outros estados.

“Essa quadrilha age de forma aleatória, enviando mensagens para as pessoas, prometendo facilidades na retirada de veículos e até mesmo perdão de multas, e algumas dessas pessoas acabavam caindo no golpe, pois realmente acreditavam que se tratava de um servidor do órgão”, ressaltou.

Ainda segundo as investigações, não há a constatação da participação de servidores do Detran no golpe. Para o diretor presidente do órgão, Titonho Beserra, qualquer mensagem utilizando o nome da autarquia deve ser denunciado imediatamente para as autoridades policiais.

“É uma situação delicada, porque utilizou o nome de um servidor conhecido, que tem um bom caráter e que infelizmente teve a imagem manchada por conta desse tipo de situação. Então, a dica que o órgão dá é que desconfiem quando surgir uma mensagem dessas, e que denunciem para a polícia”, pontuou.

Matéria completa você confere na Folha Impressa desta terça-feira, 28.