Cotidiano

Polícia Federal registra entrada de 8,8 mil venezuelanos em 25 dias

Segundo a PF, atualmente são atendidos em média 450 pessoas por dia

A Superintendência da Polícia Federal em Roraima informou que foram realizados 8.865 atendimentos de entrada de venezuelanos através do ponto de migração terrestre em Pacaraima no período de 01 a 25 de janeiro desse ano. Foram 354,6 estrangeiros por dia entrando pela fronteira Norte do Estado.

Em contrapartida, no mesmo período, foram realizados 5.952 atendimentos de saída de venezuelanos através do ponto de migração terrestre em Pacaraima, que faz fronteira com o país vizinho. Atualmente são atendidos em média 450 pessoas por dia.

Atendimento

O atendimento aos solicitantes de refúgio e residência temporária ocorre na sede da Polícia Federal em Roraima em dias úteis a partir das 07 horas.
São atendidos os estrangeiros que estão previamente agendados e os que comparecem pela primeira vez em busca do procedimento.

Os estrangeiros que possuem agendamento para o dia são direcionados para o salão de atendimento para conferência de documentação e confecção de fotografia, serviço esse que é realizado de maneira voluntária por estagiários da ACNUR/ONU.

Segundo a PF, após esse procedimento é que de fato inicia a atribuição legal da Polícia Federal, pois os documentos são recebidos e os estrangeiros recebem uma data na qual deverão retornar para retirar o Documento Provisório de Identificação (Protocolo Provisório de Refúgio).

“Por fim, o estrangeiro aguarda 20 dias úteis para que receba o documento comprobatório de solicitação de refúgio e regularização de estada no país. Ressalte-se que todos os estrangeiros que estão na fila são atendidos no mesmo dia.  Quanto à estimativa extraoficial de fluxo migratório de estrangeiros no Brasil a Polícia Federal em Roraima não se manifestará sobre o assunto” informou a PF.