Política

Podemos descarta candidatura ao Governo do Estado

Há mais de 70 anos conhecido como Partido Trabalhista Nacional, o PTN recentemente mudou de nome e passou a ser denominado Podemos (PODE). Com o lema ‘Podemos mudar o Brasil’, o partido pretende lançar candidatura majoritária à Presidência da República em 2018, possivelmente encabeçada pelo senador do Paraná Álvaro Dias. Apesar da empreitada no cenário nacional, o partido anunciou que em Roraima irá lançar apenas candidatos para Legislativo federal e estadual.

Em entrevista ao programa Agenda da Semana, na Rádio Folha AM 1020, o vice-presidente regional do Podemos em Roraima, José Vicente Mubarac, informou que atualmente a presidente regional, a deputada Aurelina Medeiros, compõe a base aliada da governadora Suely Campos na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

Ele frisou que o posicionamento da parlamentar não reflete na decisão do partido. “Uma coisa é certa: não iremos lançar candidatura ao Executivo Estadual. Temos pretensões de pleitear vagas no Senado, na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa”, disse ao destacar que uma das opções do partido é o ex-senador Mozarildo Cavalcanti. “Estamos em conversa com ele, mas ainda não obtivemos uma resposta por parte dele”, completou.

Quando questionado se o partido irá apoiar a reeleição da governadora Suely Campos ou se será oposição, Mubarac foi enfático: “Ainda é muito cedo para afirmarmos algo deste tipo. Alianças ainda estão sendo formadas e, portanto, não temos um posicionamento oficial se iremos apoiar o atual governo, a oposição ou uma terceira alternativa”.

CENÁRIO NACIONAL – Mubarac lembrou que, no cenário nacional, o Podemos formava a base aliada do PMDB, partido do presidente Michel Temer. “Assim que começaram essas denúncias, que gerou essa instabilidade no Governo Federal, o Podemos foi o primeiro partido a sair da base. Fizemos um encaminhamento político para nossa base informando o posicionamento do partido”, disse.

Quanto à votação da aceitação da denúncia feita pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente Michel Temer, por corrupção passiva, Mubarac informou que os 14 deputados federais do partido presentes na Câmara Federal irão votar a favor. “Existe um posicionamento da base nacional do Podemos em votar sim, a favor da aceitação destas denúncias”, garantiu.