Cotidiano

Poços artesianos evitam que Lago dos Americanos seque

A restauração de poços artesianos evitou que a forte estiagem castigasse uma das principais atrações do Parque Anauá, o Lago dos Americanos, que quase secou com a falta de chuva. Desde que as bombas de abastecimento foram reativadas, no início do ano, o nível de água do lago aumentou 15 centímetros.

Segundo o administrador do parque, Osmar Cremonese, sem os poços artesianos, o lago ficaria completamente seco. “Reativamos os poços e construímos mais um. Com isso, conseguimos contornar uma situação que era desfavorável. Com a estiagem, não daria para manter a água e as vidas existentes no lago”, afirmou.

A principal preocupação em manter o nível de água no lago se deve justamente aos animais. “A intenção era que os animais que vivem no lago não morressem. Hoje colocamos até mais animais, como peixes, que estão procriando no local. Existem várias espécies, como tilápia, traíra, matrinxã e curimatã”, destacou.

A maioria delas havia desaparecido do lago no ano passado. “Quando houve o agravamento da estiagem em 2015, várias espécies foram retiradas do lago e outras morreram. Agora, com a reativação dos poços, conseguimos manter esses animais”, disse.

Ele explicou que os animais do lago alimentam a fauna existente no parque, como vários pássaros. “Inclusive, tivemos uma migração de pássaros visível, em que vários deles voltaram para o lago para buscar alimentos”, ressaltou.

A revitalização do lago também atraiu diversos frequentadores, que utilizam o Parque Anauá como ponto de lazer aos fins de semana. “Melhorou não apenas o visual do lago, mas também a questão das famílias terem voltado a frequentar. Felizmente, o Lago dos Americanos ficará a salvo”, frisou Osmar Cremonese. (L.G.C)